É triste, mas tive que abandonar o Linux

Olá @rasolar tudo beleza? Cara, eu realmente entendo sua frustração com esse tipo de problema.

Meu computador anterior ao atual possuía uma placa Gigabyte que comprei por indicação de amigos e que só me deu dores de cabeça: travamentos, coisas parando de funcionar, portas USB morrendo, etc.

Minha recomendação é esperar pelo lançamento do kernel 5.6 e efetuar novos testes, li uma matéria recente falando que o impacto das mitigações na performance dos processadores seria bastante reduzido à partir deste build. Mas, somente com testes teremos certeza.

Quando planejar seu próximo upgrade, sugiro avaliar o combo Processador AMD, placa-mãe Asus e GPU Nvidia. Essa foi a combinação que mais me deu felicidade ao longo dos meus 30 anos montando computadores.

:vulcan_salute:

2 curtidas

O Lutris resolveria esse problema de versão do wine bem simples.
Aproposito eu não consegui abrir o Warframe com o proton GE 5.0

Tudo funciona, o problema é que o desempenho de tudo caiu muito (e olha que fiz meio mundo de gambiarras para amenizar o problema). No que eu quis dizer na parte dos vídeos é que está dando umas travadinhas que eu não admito nem mesmo no meu notebook antigo de uma década de idade, é um desaforo muito grande. Pra você ver o pondo aonde eu cheguei.

Pra você ver, estou aqui no Windows (sem as atualizações da Intel já que não deixo meu Windows atualizar) com o navegador aberto (8 abas abertas), com o Deadbeef tocando, com o qBittorrent fazendo download e (a cereja do bolo) com o VirtualBox instalando o Windows XP numa máquina virtual, tudo isso ao mesmo tempo! Não posso nem sonhar ver isso no Linux desses últimos meses. Antes era o contrário, o Linux era bem mais rápido que o Windows. Fico muito triste.




Tomara!


Pra mudar de computador só quando eu começar a trabalhar, e a situação está meio complicada pra mim. Eu sou o tipo de pessoa que só usa notebook, tem em torno de 15 anos que usei um desktop. Até mesmo no que diz respeito a games, prefiro comprar um console quando eu passar a ganhar o meu dinheiro.

Mas muito obrigado pela dica. Mas pelo meu entendimento de hardware em Linux, é mais interessante ter um computador com placa de vídeo AMD porque a empresa dessa placa oferece driver de vídeo aberto, assim como é feito com a Intel. Mas me corrija se eu estiver errado.

Aproveitando, estou tendo problemas pra rodar kernels antigos no PlayOnLinux, só sou eu?

Há de desconfiar que às vezes há alguns conchavos de desenvolvedores e empresas com os fabricantes de hardware. É fácil reparar, como a tentativa bastante suspeita de inflar softwares que de repente tentam justificar o aumento substancial do uso de armazenamento…

Tem um tópico bom, recente, relacionado:
https://plus.diolinux.com.br/t/o-desencanto-do-software/14035

Infelizmente te compreendo, meu amigo.

Começo de 2018 eu troquei de processador, aproveitei as black fraudes da vida, eu estava todo feliz com meu novissimo i7-7700k, descobri que ele era um churrasqueira por causa da pasta de dentes no lugar de pasta térmica, não vou fazer delid pq sou azarado hahahah.

Então comprei um water cooler, baixei as tensões do vcore pra 1.2, e setei ele pra 4.5Ghz direto (ele normalmente é 4.2 e o turbo boost sobe pra 4.5), okay, ele ficou estável e não passa dos 60 graus (se não fosse o watercooler, ia estar chegando nos 90 graus igual antes).

Beleza, estava semi-feliz de novo, para então soltarem a bomba do spectre e do meltdown, eu não senti tanto impacto, mas foi perceptivel em jogos, mesmo assim o processador nunca chega a 100% mesmo em rotterdam no BF5 , no pc do meu pai i5 4460 e uma gtx 970, o desempenho caiu muito, jogos como Black Desert, que as vezes eu deixo ligado pra receber as recompensas, o jogo trava mt, mesmo em configurações moderadas, em single player ele não sofre tanto.

Entrei no mundo da informática com um Pentium III, então mudei pra um Atlhon 64 e depois um Phenom II X6, voltei pra intel com esse i5 4460 e passei pro i7 7700k, pelo visto, aliás, com ctz meu próximo processador vai ser um ryzen, eu acho que nunca mais volto pra intel.

Sinto que joguei 2000 reais fora nesse processador e placa mãe (a placa mãe é excelente, uma MSI Z270 SLI Plus), mas joguei dinheiro fora por causa do processador.

1 curtida

Antes de desistir completamente do linux, você pode tentar isso:
Desabilite o hyper-threading
Coloque o cpu no modo desempenho

1 curtida

Cara não cheguei a ler tudo, mas pelo que vi é problema com a parte gráfica da Intel. …
Infelizmente a Intel deixou de lado isso. O que fazem hoje em dia, e de modo muito mais ou menos é tentar deixar pelo menos o drive compativel .
Debian e outras distribuições já aconselharam de deixar de utilizar o drive da Intel, e utilizar o modesetting do kernel que vem em uma crescente atualização e usa uma aceleração muito mais atualizada.

@rasolar esse tipo de coisa acontece, infelizmente. Ainda não tive problemas sérios com hardware e desempenho no linux. Embora, eu tenha, sim, notado uma piora com essas mitigações da Intel. Fique no Win, espere a cabeça esfriar e depois tente outras distros. Rodo o Arch e o Debian em um i3-3110M com 4gb de ram, por outro lado, não jogo. Porém, não tenho tantos problemas.

Venda para alguém que pretende usar com Windows, a perda de performance com as mitigações é bem menos visível no Windows.

:vulcan_salute:

1 curtida

Então, acaba que uso mais o windows que o linux, como eu streamo e jogo black desert (desde 2017), o game não roda no linux por causa do anticheat (tenho duaboot aqui com o mint).

Por conta disso eu passo menos tempo lá, as vezes nem entro no mint, é triste T_T

Enfim, por jogar BDO desde o lançamento aqui, eu percebi a perda de desempenho nele, fico imaginando como seria nos games que não consigo manter a 60 fps, tipo Monster Hunter World que é CPU bound, o desempenho sem esses patches.

Infelizmente não tenho dinheiro pra por em cima do que eu vender pra poder comprar o kit com ryzen, to preso aqui na intel por hora :rofl:

Meu macbook (que foi presente ganhado la em 2012, na epoca que eles ainda eram baratos), ta rodando o Mint 19.3, estável e roda até vídeos em 4K, e olha que é um i5 de terceira geração, não sei tem a ver com a placa mãe da apple, mas ele não engasga e nem trava. Informática é um mundo misterioso onde as coisas não funcionam e vice-versa só porque querem.

E tenho um HD externo aqui com Mint que uso nas formatações que faço, pra fazer backup e resolver problemas.

Enfim eu, sempre adorei linux, sempre quis ter como sistema principal de desktop, mas infelizmente não tem como, me contento com o notebook mesmo hahaha.

2 curtidas

Até que daqui alguns meses começam as travadinhas no windows, hd100, instalando atualizações bem na hora que vc precisava ligar o computador só pra conferir o endereço antes de sair…

O computador da minha esposa (windows) já está nessa: Esses dias assistimos netflix e ficava dando uma travadinha dessa a cada 3 minutos ± . Ela nem notava, mas eu percebi. Sou chato para essas travadinhas também!

ta igual eu… gosto de desk mais não abro mão de deitar na minha cama é jogar no meu notebook

1 curtida

Sei que não funcionou para você (e mesmo no Windows 10 teve que propositadamente instalar uma build antiga e travar update com métodos duvidosos) mas eu estou sentindo a diferença com mitigations=off no meu Intel de 8ª geração.

  • Travadinhas aleatórias
  • Travamentos pesados que exigiam eu ir no TTY e reiniciar a DE pelo menos uma vez a cada boot.
  • Chrome VAAPI travando com várias guias no Youtube (que eu achava ser uma limitação do VAAPI e um motivo pelo qual a Google não suportava isso no Linux).

estão praticamente eliminadas. Honestamente, mesmo que não seja muito para você, valeu pela dica.

E graças à indústria de computadores para consumidor ser esse triopólio de Intel, AMD e Nvidia, muito provavelmente a Intel vai sair dessa ser nenhuma ferida. Ano passado, que eles anunciaram esse monte de cagada (Zombieload, Cacheout, etc.), Intel teve lucro recorde.

2 curtidas

Meu steam link passa trabalho em relação a isso hahaha.

Jogo inclusive o Black Desert assim, não roda nativamente no linux ou via wine/steamplay, mas o remote play ajuda muito nessas horas! :rofl: :rofl:

Só para não deixar o tópico desse jeito.

É, acabei voltando pro Linux por conta de duas coisas:

  1. E sabia que isso ia acontecer, mas mesmo desativando as atualizações, meu sistema Windows atualizou e isso me incomodou demais. Primeiro é por ser algo feito em meu consentimento e pela própria forma de atualização do Windows que é bastante inconveniente.

  2. Baixei um PDF, mas ele do nada desapareceu. Pensei que havia sido porque o Firefox bloqueou algo, mas não foi o caso aparentemente. Me pergunto se isso não é vírus.

    2.1 Me sinto muito inseguro com o Windows em ter que lidar com meu HD Externo, fico sempre imaginando que um vírus apagará tudo.


Estou usando o Xubuntu 18.04 agora, mas vou criar um tópico para ver como melhorar a performance dele.

1 curtida

Eu aconselho você a seguir as dicas abaixo:

kkkkkkk, pior que quando a pessoa se acostuma com linux e tudo mais, principalmente com a segurança a volta é difícil.

Você não consegue se sentir seguro no Windows, você abre uma aba do navegador e já pensa que pode pegar vírus, questão de se reacostumar. É paranóia, eu sei.

Recomendo preparar os backups. Algumas semanas depois que tive um problema parecido o meu HD deu problema e tive que mandar para a garantia.

Sobre o arquivo que sumiu pode ter sido a última atualização do Windows

De qualquer forma, não culpe logo de cara o Windows. Pode ser que seu HD esteja indo para o saco, já que voltou para o Linux, de uma olhada no estado do seu HD com o smartmoontools, se quiser pode postar o resultado aqui dos seus HDs/SSDs para o pessoal ajudar a verificar se eles estão “saudáveis”. Abraços! :slight_smile: