É só comigo que o Gnome não fica liso?

Eu tentei usar, eu juro
Eu adorei o workflow dele, aquele sistema de múltiplos desktops automático é ótimo, a coerência da interface com os aplicativos GTK, enfim, é muito bom
Porém aqui o Gnome vanila pareceu tão lagado que parecia que eu tava rodando Crysis no ultra no Wine, pqp, desativei as animações , removi alguns pacotes desnecessários seguindo a wiki, tirei os efeitos que davam e mesmo assim o próprio não ficava liso (print ilustrativa)

O curioso é que o Gnome tweakado do Ubuntu consegue ter um desempenho um pouco melhor do que ele, mas mesmo assim continua travado

E meu plasma tweakado até o talo , que em teoria seria mais pesado pra maquina, se comporta de maneira totalmente contrária, funcionando de forma extremamente fluida

Será que é um problema do Gnome exclusivamente na minha máquina ou mais alguém ai também passa por isso?

2 Curtidas

O Gnome é meio pesado, as animações do gnome pesam tanto na cpu quanto gpu, desative elas que resolve partr do problema, outro detalhe é observar se você está usando Waylando ou Xorg

1 Curtida

já tinha desativado, como falei acima

tentei com os dois, o wayland se saiu um pouco melhor, mas nada muito relevante

Aqui até o Gnome do malfadado Ubuntu 18.04 roda de boa até em máquinas com 4GB de RAM

Não será alguma extensão que está causando essa lentidão ? Eu só utilizo umas 3 e olhe lá… uma vez instalei a tal de “Blyr” e comprometeu e muito o desempenho, removi na hora

o vanila tá assim cara, vanila
na print ali a unica extensão que eu tinha era a dash to dock

Estranho, mas se está no arch por qual motivo ainda está usando o 3.32? Sei lá tenta com o 3.34, aqui roda de boas i3 6100u 2.3ghz 12gb, mas a memória é para outras coisas.
Eu quando utilizo plasma tenho a mesma sensação por incrível que pareça, já peguei várias distros e aque se saiu melhor pasmem foi uma distro não muito conhecida que testei pois o nome me chamou a atenção, Black panther OS, depois vi que já existe desde 2002.

Rapaz, isso acontece comigo também. Eu também incluo o GNOME de vez em quando congelando completamente e levando vários minutos para reiniciar a interface e se tornar usável outra vez. Mas como parecia ser algo que só acontece comigo, sendo que até o KDE Plasma tem se comportado mal no PC de outras pessoas que conheço, deixei como caso isolado e raramente comento sobre isso. Mas é isso mesmo. Você não é o único.

Esse é um dos motivos dos quais eu preferi me aprofundar no Plasma no lugar do Gnome. Não é para incitar Interface Wars ou nada do tipo. Eu AMO a interface do GNOME e até hoje tenho sonho do Plasma aparecer com uma visão multitasking similar a do GNOME Activities, só que com os desktops virtuais no topo ao invéz de do lado. Mas já que não tem, paciência.

Pelo menos a modularidade do Plasma permite que as coisas continuem funcionando, mesmo se um processo parar de funcionar. O Plasma é ironicamente bastante usável sem o plasmashell rodando. E se trocar o kwin pelo openbox, tem um consumo de memória similar e o luxo de poder usar o Krunner. Sensacional

1 Curtida

estou testando o ubuntu 19.10 e estou gostando da eolução do gnome.

essa print era só ilustrativa, já testei o 3.34, tenho os mesmos problemas

Putz cara que pena mesmo, não tem nem como saber o que é, nem seria o caso de extensões pois já utilizei o mesmo abarrotado delas.

Mas em que especificamente o Gnome ta dando lag? As últimas versões tem melhorado muito com relação ao consumo de hardware, claro que precisa melhorar mais, mas acho que estão no caminho certo.

Eu sempre tive problemas com relação ao tempo de resposta do Gnome, as teclas de controle de mídia sempre demoravam pra responder, pra aumentar o volume ou trocar a música pelo teclado sempre foi um saco, mas eu aprendi a resolver isso. A solução é essa, você pode tentar fazer isso independente do layout do seu teclado (eu uso EUA Int, e fazendo isso funcionou da mesma maneira).

No restante, eu resolvi configurando a placa de vídeo pra modo de desempenho. Ás vezes, o nvidia-settings não salva as configurações com o user normal, então você precisa fazê-lo em modo root. Enfim, sempre tem jeito de resolver os problemas, mas precisa de bastante paciência, especialmente com o Gnome que é meio chatinho de mexer.