Foi só um pensamento do Cassidy, sobre se seria uma “ideia terrível” cobrar 1$ por download direto da .iso do ElementaryOS, pois existe custos para CDN’s para largura de banda, balanceamento, gerenciamento, manutenção…e deixar os Torrents grátis, já que permite terceirizar tudo isso…
Eu amplio a pergunta, e se todas principais ou não distros fizessem o mesmo? Qual sua opinião?
Creio que, se “todo mundo” usar torrent pra baixar os isos e mantiver semeando por um tempo considerável, ajudaria bastante e diminuiria os custos de distribuição.
Com relação à cobrança, creio que não haveria nenhum problema. O pessoal ia acabar tomando mais cuidado e guardar as isos por mais tempo ao invés de baixar toda a vez que precisar, eu me incluindo nessa.
Vejo que o público em geral, que não é muito afeto a TI, não valoriza estas coisas, acha que tudo é “mágico”, automático e que é apenas um clique, e não daria valor.
Eu gosto muito da ideia de pagar quanto quiser, bem como a de ter distros “especializadas”, que já fazem uma parte interessante do trabalho, seja com suporte, instalação de apps específicos, alguma coisa que facilite a vida do usuário.
É algo justo, não vejo problema nenhum, os devs envolveram reduziram o único ativo irrecuperável pra produzir a ISO: tempo, então, sim, eu compraria
Opinião complexa
Com base nesses argumentos… eu não compraria nem ferrando, se o problema é armazenamento distribuído:
GitHub
BitBucket
OSCDN
Tuxfamily
Sourceforge
Então… Lugar gratuito não falta, isso sem contar com centenas de universidades ao redor do globo, então o preço da CDN não é nem de longe o problema aí…
Então não se deve cobrar? Lógico que se deve cobrar, mas não sob justificativa de ser caro manter CDNs, mas sim pelo trabalho feito, mas pra isso tem que haver benefícios pegando o caso do elementaryOS:
Poderia existir 2 ISOs:
Uma com o básico do básico ou seja a ISO atual com apenas a loja+terminal+gestor de arquivos, sendo essa gratuita
A ISO atual com melhorias, porque atualmente tá ruim, sendo essa paga
Isso é um modelo mais justificado e obviamente exigiria features premium, ou mesmo uma CDN própria com links não expiraveis
Seria bom para a manutenção e custeio dos serviços, mas, a obrigatoriedade poderia ser um tiro no pé ao nichar ainda mais o Linux.
As distribuições ficariam restritas a praticamente só quem já é do meio, porque isso desencorajaria por exemplo usuários de outros sistemas operacionais que já tem aversão ou preconceitos com sistemas operacionais Linux a se arriscarem pagando por algo que para eles já não é convincente por si só.
Outro efeito é que provavelmente reduziria significativamente, mesmo na comunidade, os chamados “saltadores de distros”. Isso já acontece em alguma medida com distros que tem alguma forma de controle sobre os downloads, como aquelas que obrigam a criação de registro e só linkam o download por e-mail após uma autorização de horas.
O problema é que como sabemos, o individualismo faz 90% dos torrents morrerem em pouco tempo, creio que muitas distros “morreriam” por inanição em pouco tempo nesse sistema.
@msteles @Kobreq
Pois é, na prática só funcionaria com as distros muito populares (porque haveriam muitos semeadores constantemente). Isso faria uma “seleção artificial” no Mundo Linux, o que para quem não gosta da variedade de distribuições e acha que que deveriam existir poucas e focadas distribuições com alguma padronização isso seria um prato cheio.