Olá pessoal, bom dia! Talvez a pergunta seja boba mas a necessidade é real: é possível utilizar um contêiner de windows para rodar o Office 365? (Substituindo o wine/playonlinux)
Eu sou funcionário público e preciso fazer alguns documentos. Eles são criados nos Office 365 do serviço, eu tenho que preencher nos modelos que me enviam e devolver. Infelizmente, nenhuma opção open source consegue 100% de compatibilidade (nem o Office web, para ser sincero). Até aqui o melhor foi o WPS mas, mesmo ele, tem momentos em que o que eu salvo “quebra” quando é aberto lá no serviço.
Eu tenho direito a uma cópia original do Offfice 365 mas não consigo instalar pelo play on linux, por isso pensei em tentar com algum contêiner, vocês sabem se é possível?
A forma mais “Ok, funciona” que conheço é através do CrossOver, mas o preço da licença anual é salgada, U$D 64,00, e a LifeTime mais ainda, U$D 494,00. Se for de extrema necessidade, é um investimento, mas se sua máquina aguentar uma VM, ou se preferir um dual boot, é o caminho mais fácil que conheço.
Mas estou me referindo no caso de container Windows. Pegar por exemplo o .NET Framework, sem ser o Mono. Não tem como ter acesso a componentes de Forms ou WPF.
A versão online do Office também não é muito compatível, por mais estranho que pareça (imagens/brasões somem, desconfigura cabeçalhos e rodapés). O WPS e o google docs conseguem ser mais compatíveis que a versão online do Office.
Quanto ao only office, já testei mas no WPS eu tive menos problemas com quebra de formatação dos documentos.