Amigos, este é o meu primeiro post aqui. Embora acompanhe a comunidade há anos, nunca fui um usuário hardcore de Linux, principalmente por causa do meu fluxo de trabalho com design.
Foi justamente aqui, no Diolinux, que descobri que o Affinity poderia rodar muito bem no Linux. Isso me deixou bastante animado com a possibilidade de finalmente abandonar o Windows de vez. Então, resolvi fazer alguns testes.
Primeiro, listei todas as minhas necessidades e pesquisei nos vídeos do canal Diolinux, em outros canais do YouTube, fóruns e também com a ajuda de ferramentas de IA para escolher a distribuição mais adequada para mim.
Eu precisava de um sistema que atendesse ao meu ecossistema de design, edição de vídeos e programação, além de ser bonito e personalizável. Acabei escolhendo o Fedora com KDE e, sinceramente, foi uma escolha maravilhosa.
O KDE é lindo, altamente personalizável, e o Fedora entrega tudo o que preciso de maneira estável e produtiva. Depois disso, comecei a instalar os programas de terceiros que substituiriam o pacote Adobe.
Para edição de vídeos, o DaVinci Resolve atendeu muito bem às minhas necessidades. Para trabalhos mais rápidos, a versão do CapCut para navegador também funcionou perfeitamente. Portanto, essa parte estava resolvida.
Quanto ao fluxo de programação, nem preciso falar muito. O ambiente Linux é um verdadeiro alívio para quem programa. Tudo funciona bem e, quando algo não vem instalado, normalmente é possível resolver rapidamente, sem os bugs e travamentos que eu enfrentava no PowerShell. Houve apenas uma pequena curva de aprendizado por causa da memória muscular, mas nada demais.
E então chegamos ao problema: o fluxo de design.
No meu trabalho, faço praticamente tudo relacionado a design. Projeto interfaces, diagramo materiais impressos e produzo layouts para redes sociais. Por isso, aparentemente, o Affinity seria a ferramenta ideal para mim.
Primeiro, tentei fazer a instalação manual pelo Bottles, baixando as dependências e configurando tudo por conta própria. Não sei exatamente o que fiz de errado, mas não funcionou.
Depois, testei a versão em AppImage daquele conhecido projeto disponível no GitHub. Ela funcionou perfeitamente, com uma única exceção: os recursos de IA do Canva.
Trabalho em uma cooperativa com um volume gigantesco de demandas. Para citar apenas uma delas, preciso produzir manualmente o crachá de cada novo cooperado.
Cheguei até a desenvolver um gerador de crachás, mas ele não funcionou por muito tempo devido à enorme quantidade de variáveis, como tamanho, qualidade, enquadramento e ângulo das fotos enviadas pelos cooperados. Quase sempre eu precisava fazer algum ajuste manual, e isso acabava consumindo mais tempo do que produzir o crachá inteiro no Photoshop.
Voltando ao Affinity, adaptei-me muito bem aos recursos de IA do Canva integrados ao programa. Com eles, consigo remover o fundo das imagens com bastante precisão e quase instantaneamente, além de aumentar a resolução das fotos com muita facilidade. Esses recursos aceleram bastante essa etapa do meu trabalho.
Eu realmente não queria abrir mão dessas ferramentas. Porém, por algum motivo, os recursos do Canva AI não funcionam no Linux. Também não encontrei uma opção para fazer login, pelo menos não na versão em AppImage apresentada no tutorial.
Fiquei pensando se, ao instalar manualmente o Affinity pelo Bottles, utilizando a imagem oficial do programa, esses recursos poderiam funcionar.
Por isso, antes de me despedir definitivamente do Windows, gostaria de perguntar:
É possível fazer os recursos do Canva AI no Affinity funcionarem no Linux?
Sei que pode parecer um problema pequeno ou facilmente contornável, e talvez não seja considerado um bom motivo para continuar preso ao Windows. No entanto, essas ferramentas fazem uma diferença enorme na minha produtividade diária.
Agradeço desde já pela ajuda de vocês!