É possivel traduzir o Bash?

Seria possivel traduzir o Bash pro portugues? Ou existe algo parecido? Ando me questionando muito com o fato de que pra ter uma bos fluicidade dentro do terminal, é necessario um bom conhecimento em ingles, forçando os usuarios medios a se depararem com codigos que são extremamente simples pra alguem fluente em ingles, mas, um monstro de sete cabeças pra quem não tem conhecimento.
Eu tava fuçando o Kali, e percebi que se fosse simplesmente traduzido seria mais facil pra muitas pessoas, em outras distros tambem. O Zsh tem essa opção?
Algum programa ajudaria? Seria necessario traduzir todos os programas que seriam executados pelo terminal? Ou é possivel introduzir um sistema de tradução automatico?

Tem como traduzir o man. Fora isso dá pra usar aliases

1 Like

Consegue me explicar isso de uma forma mais translucida?

Por exemplo colocar no .bashrc

function copiar (){
  cp $@
}

Aí ao invés do usar:

cp origem destino

O usuário usaria:

copiar origem destino

2 Likes

Possível até é provavelmente, inclusive usando Aliases mesmo como o @Natanael.755 comentou, mas acho que não vale muito o esforço. É como uma linguagem de programação, o Bash é usado de forma técnica em todo o mundo, e “falar inglês” é a forma de fazer com que os mesmos comandos que funcionam no Brasil, funcionem fora dele, facilitando inclusive o suporte.

Agora os manuais sim, pode ser muito interessante ter em PT-PT ou PT-BR, mas nesse caso, acho que as traduções já existem para a maioria dos comandos.

Abraços!

4 Likes

@Dio
É como, não, o Bash é um shell e Shell Script é uma linguagem de programação.

Mas respondendo a pergunta, traduzir o manual é uma boa opção. E só. Nem venha querendo mudar ls para listar porque isso é o mesmo que alterar a sintaxe de uma linguagem. =]

Querer isso é a mesma coisa que mudar o printf do Python para imprimir. É uma alteração na sintaxe do código.
@obexxvii

1 Like

para trocar o idioma você pode setar a variável LC_ALL:

Na verdade não é bem assim, shell script é uma classe de dialetos de linguagens de script o que acontece é que estamos habituados a usar o bash como interpretador:

#!/usr/bin/env bash

Mas pode ser usado QUALQUER interpretador como por exemplo o interpretador CSH que usa a linguagem C ao invés da Bash Scripting Language, no universo DOS os batchs também são shell scripts, um modo de definir as shell scripts é “linguagem que roda no terminal” daí você tem uma infinidade de linguagens

Nada impede de alguém de fazer uma shell script em português, só seria um trabalho meio inútil na minha opinião

Foi o que eu disse. ‘-’
Shell Script é uma linguagem de programação.

Sim, é possível, @obexxvii.

Eu traduzi o mesmo bash em 10 línguas (eu sei 15 línguas). Podes visitar meu ficheiro no meu repostório do GitHub Suru++ Pastas.

2 Likes