É possível rodar o Windows já instalado em um SSD à partir do Ubuntu 20.04?

Utilizo o Ubuntu 20.04 LTS à partir de um SSD externo e em minha máquina está o Windows 10 rodando à partir de um SSD interno. É possível rodar o Windows já instalado utilizando uma máquina virtual ou algo do gênero?

Fiz tentativas com o VirtualBox, mas nenhuma delas bem sucedidas.

Obrigado!

Thiago Mendonça

Sim, da pra fazer com o virtualbox…

Vai ser bem difícil conseguir inicializar esse windows físico em uma máquina virtual. E mesmo que você consiga, perderá a ativação dele. Eu não sei como conseguir essa proeza pois já tentei e não consegui.

Geralmente o windows que vêm instalados no computadores são propriedade, digamos, do hardware. Não é seu. Você não pode transferir essa licença para uma máquina virtual, terá que adquirir outra. Se vender o hardware, a licença vai junto com ele.

Ou seja, instale do zero o windows numa máquina virtual e faça a migração dos arquivos do usuário. Será muito mais fácil.

Tentei diversas vezes sem sucesso.

Caso você já tenha tentado e conseguido manda aqui um passo a passo, eu realmente não consegui fazê-lo só.

Obrigado.

Minha experiência têm me dito o mesmo. Espero que alguém surja com uma solução. Enquanto isso vou trabalhar com o que temos.

Valeu!

Boa noite, tudo bem?

Pelo que entendi, tu quer é “copiar” seu Windows e depois colocar ele em uma VM, seria isso?

Boa noite. Talvez seja algo semelhante a isso?

Testei e funcionou de primeira, foi fácil de utilizar mesmo para um usuário iniciante como eu.

Muito Obrigado!

Minha intenção é rodar o windows que já tenho instalado em um HD no computador sem sair do Ubuntu.

Por nada! Fico feliz que a informação mostrou-se útil. Abraços!

ah, sim, entendi… eu ia indicar usar a mesma ferramenta que o @vijosc recomendou ali em cima, se deu tudo certo, show de bola, :slight_smile: