É possível recuperar o kernel sem live CD/USB?

Pessoal, o meu computador com Manjaro estava atualizando o Kernel, quando ele superaqueceu e desligou. Ao religar, o Kernel não inicia, e consequentemente, todo o sistema. Em minhas pesquisas, só encontrei soluções que dependem de um pendrive/CD de boot, algo que neste momento não disponho. Há alguma forma de recuperar o Kernel sem live CD/USB?

O grub chega a inicializar, mas na hora de abrir o sistema, a mensagem é a seguinte:

Encontrei uma dica de que eu poderia tentar reverter para o Kernel anterior por essa tela, mas não obtive exito em minhas tentativas.

2 curtidas

É por isso que não atualizo mais meu sistema aqui pois já passei por problemas antes.

Daqui a uns anos instalo nova versão da distro e bola pra frente.

Ao segurar shift ao iniciar, ele não chega a entrar na tela de seleção de kernels do Manjaro? Talvez exista alguma opção funcional dentre as disponíveis ali.

Você se refere a um upgrade de versão (por exemplo, de 20.04 LTS para 22.04 LTS, no caso do Ubuntu) ou a atualizações de rotina? Se estiver se referindo à versão, então você pode manter a antiga desde que ela ainda receba suporte a atualizações de rotina.

Ao deixar de executar atualizações de rotina, você abre uma porta para brechas de segurança e problemas de estabilidade, especialmente no caso do kernel.

Problemas durante atualizações de rotina são bastante raros e a chance de ocorrência varia conforme o sistema de update de cada distro e até mesmo a maneira de utilizar o sistema pelo usuário. Nosso colega teve muito azar, já que o computador desligou justamente enquanto um novo kernel era construído.

No caso do Manjaro, sendo um sistema rolling release, o ideal é sempre manter dois kernels no sistema: o mais atual e um LTS (como backup). A distro possui uma opção dentro do próprio painel de configurações para instalar graficamente e facilmente múltiplas versões de kernel.

4 curtidas

@KairanD

Eu não faço são as atualizações de rotina e nem upgrade de última versão. Já nem me lembro quantas vezes fiz atualizações de rotina e acabei tendo problemas em várias distros.

Nessa tela, você precisa alterar os números nos arquivos vmlinuz e initramfs para carregar versões anteriores.

Nesse tutorial há um passo a passo de como saber quais versões estão disponíveis no sistema:

Se não der certo, pode ser preciso fazer algo mais “manual” como nesse vídeo aqui:

1 curtida

Obrigado pelas dicas, pessoal! Vou testar aqui e mandarei o feedback.

1 curtida

Aparentemente não tenho nenhum Kernel, ao listar a pasta /boot, o comando funciona, mas mostra como se não houvesse nada na pasta. Pelo visto, dessa vez vou ter que reinstalar…

uai, o manjaro nao salva 1 kernel extra nao? E pensei que quando fosse atualizar, ia instalar primeiro o kernel novo para depois remover o antigo.

Talvez meu computador tenha dado pau em um momento muito específico e crucial. Se liga no que aparece:

Consegui um pendrive aqui e resolvi rapidão, apenas corrigi a instalação do sistema. Obrigado, pessoal!

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.