É possível montar um mini provedor de internet para rede local?

Olá pessoal!

Andei pensando se existe alguma forma de montar uma espécie de mini provedor de internet em uma rede local usando o Ubuntu Server. Só para exemplificar, gerenciar como um provedor o acesso de cada apartamento de um prédio ou algo assim.
Já vi o @Dio falar sobre vários tipos de servidores “caseiros” e fiquei me perguntando se algo assim seria possível/interessante de se implementar em uma rede local.

Ex: Temos o NextCloud como Google Drive Caseiro, Temos o Emby como um Netflix caseiro…

Obs: me referi a um “mini provedor de internet” no sentido de que os clientes de um provedor estariam na rede dele. E a partir daí o provedor pode fazer toda uma gestão de velocidade para cada cliente, entre outras coisas. Seria mais ou menos esta a ideia.

1 curtida

@RuKsu, conta tua experiência aí, se não me engano vc fez isso em casa uma vez…

2 curtidas

:wave:t2:

Sim é perfeitamente possível mas tem informações que precisariamos reunir e estudar, a depender dos propósitos. Por exemplo:

1 - Infraestrurutra > Ae seria analisar quantos clientes pensamos em atender e a distância que pretendemos cobrir, para dimensionarmos a quantia e qualidade de hardware que precisariamos comprar/investir.

Cabos de Rede, teria de estudar as diferenças entre Cat5 5e, 6, 7 etc… Só para simplificar, um cabo de rede Cat5 suporta 100mb de velocidade e cobre uma distância de até 100 metros. Mas isso significa que são todos os dados, não só a velocidade de internet.
WiFi, teria de analisar e estudar equipamentos que suportem o tanto de clientes e distâncias. Teriamos de estudar as tecnologias do equipamentos, oque é QoS, TCP/UDP, Bandwidth Control e centenas de outras tecnologias, de acordo com o propósito a ser coberto.
Teriamos de estudar os hardware que iriamos usar, Servidores, Roteadores, Switches, etc, não é uma regra obrigatória mas é bom que todos os equipamentos sejam o mesmo modelo e da mesma marca, “rede estruturada”… Outros exemplos, temos o pfSense eu tive mais experiências com ele, teremos de estudar as features, opções que ele nos oferece, Ubuntu Server a mesma coisa. Temos itens da MikroTik da Ubitiqui que são excelentes acompanhamentos como a Rocket M2.

2 - Burocracia > Se for um ISP particular então ele irá fornecer prestação de serviços e garantia… O País tem de ganhar em impostos com isso… É como se fosse uma regra, eu ganho o País ganha. Se for tercerizar serviços, tipo pegar da Claro, da Tim etc, e repassar para os outros na intenção de ganhar $$$ então teria de fazer acordos.

Uma história, eu conheço um rapaz aqui da cidade que ele fornecia a internet e a tv dele para a as residências no condomínio dele e ele cobrava um valor “pequeno” de cada vizinho, tinha + de 60 “clientes”. Mas um dos vizinhos ficaram sem internet e invez de comunicar ele, comunicou a Claro que era a Net na época… Ele foi descoberto, tomou processos e todos os “clientes” dele perderam a internet e tv :no_mouth:

Então montar um ISP tem destas… Até para uso pessoal, como eu fiz aqui em casa, eu tinha de ler o contrato da Net se eles estavam de acordo. Eu não li, não tinha muito conhecimento disso mas hoje eu só tenho o Moden da Claro/Net com um cabeamento de redes que eu mesmo criei, que não tem nenhuma rede elétrica cruzando o cabeamento e o mesmo foi bem dimensionado com o Cat5e, eles suportam até 1gb de velocidade.
O próprio auditor da Claro/Net aprovou a instalação de cabos que eu fiz :blush:.

Tem mais coisas a analisar mas estas são as principais, digamos assim.

:vulcan_salute:t2:

5 curtidas

Olá!

Complementando a excelente resposta que o @RuKsu já retornou, é preciso que além da questão de oficializar o ISP, caso tenha clientes que partilhem da banda de internet para navegação (evidente que pode fazer sem, mas pense nas consequências…) é preciso que atente para que tenha um ponto dedicado e com ip fixo tendo ainda o fornecedor primário para seu ponto garantindo em contrato todas as portas liberadas e gerenciáveis por você.

Todos os serviços padrão (contrato SIP usário final) tipo Claro, Vivo, Tim, Oi, etc são com IP dinâmico e portas específicas travadas, como por exemplo a 25, 110, 443, etc. que são de serviços para gerenciamento de mail. Ou seja, bloqueiam portas específicas para justamente minar sua possibilidade de distribuir serviços concorrentes ao ISP, e isto é feito acordado pelas legislações e normas ANATEL.

Então, tanto esses próprios prestadores como Vivo, Telefônica, Tim, etc podem fornecer o link e ainda fazer o contrato de ponto fixo com link dedicado. Será um bocado mais caro do que o convencional.
Daí precisa pesquisar na região qual fornecedor de link dedicado com ip fixo melhor poderá te atender.

4 curtidas