É possível instalar Plasma 5.20 no Kubuntu 20.04 LTS?

Gostaria de saber se é possível instalar o novo Plasma 5.20 para aproveitar as novas funções deste ambiente no Kubuntu 20.04 LTS? Minha instalação do Kubuntu está bem estável, mas com o Plasma 5.18, e nesse momento não gostaria de mudar para o Kubuntu 20.10. Alguma sugestão? Grato.

1 Curtida

Não tem como conseguir o Plasma 5.20 no Kubuntu 20.04, nem mesmo por meio do PPA de backports, pois a versão do QT (framework usada para construir o Plasma) necessária para o funcionamento do Plasma 5.20 não existe nos repositórios do Ubuntu, já que o Ubuntu congela (não atualiza) os pacotes de seus repositórios. A única forma seria compilando a versão do QT necessária você mesmo e então compilando o Plasma 5.20, mas além de ser complicado e demorado, você terá que acompanhar as atualizações e problemas por conta própria.

O Kubuntu 20.10 acabou de ser lançando, mas nem mesmo essa versão possui o Plasma 5.20. Caso você goste das novidades do Plasma, use o KDE Neon, caso contrário, você estará preso a versões anteriores do Plasma.

3 Curtidas

Ok… Entendido… Vou testar o KDE Neon.
Obrigado pela resposta.

1 Curtida

Tudo certo então. Recomendação: só mude caso você realmente queira a nova versão, se você tiver satisfeito com seu atual sistema, não tem porque mudar. Ademais, marque minha resposta anterior como solução para caso outros possuam a mesma dúvida que você.

Obrigado… Recomendação aceita. Fiz o teste do KDE Neon pelo o Live USB. Está muito bom, mas por enquanto vou manter o Kubuntu 20.04 LTS.