É possível instalar o gerenciador de pacotes, pacman, no ubuntu?

Basicamente tá no título, gosto da velocidade do pacman mas n quero sair do ubuntu, dá pra instalar e usar o pacman no ubuntu, also, isso afetaria a compatibilidade com pacotes .deb?

1 curtida

Não dá; repositórios diferentes, empacotamento diferente. Em resumo, penso que é impossível

1 curtida

A resposta do Rodrigo_Chile resume bem por que a resposta é não, mas se quiser uma explicação mais longa:

Fora de parte do motivo do Pacman ser mais rápido na base Arch é porque há um número menor de pacotes consolidando mais coisas (não há a divisão do pacote simples, -dev e -doc como há no Debian, por exemplo).

Por experiência própria, noto que o Pacman não é exatamente rápido ao lidar com um número grande de pacotes (como seria necessário caso alguém tentasse adaptá-lo para o Debian/Ubuntu).

1 curtida

Resposta curta: Não

Resposta longa: Depende

Se você fosse o desenvolvedor da distro não existe um impedimento real, a escolha pelo APT
para méé meramente conveniência, como usuário a coisa muda um pouco, como o @Capezotte e @Rodrigo_Chile disseram não dá pra simplesmente trocar o gerenciador de pacotes, mas dá pra fazer um truque curioso com shell script, você pode traduzir comandos do pacman pro APT

1 curtida

Momento curiosidade:
essa lentidão do apt e dpkg, levou um desenvolvedor do Debian a criar um gerenciador de pacotes onde cada pacote na verdade é uma imagem de disco que é montada, ao invés de uma arquivo compactado, isso acaba tornando tudo mais rápido.

A causa de tantos erros entre as distros:

Tudo que se modifica dimais acaba perdendo a indentidade.

A resposta, como alguns nobres amigos do fórum disseram, é não. Maaaaaasssssss, existem repositórios bons que você pode usar fora do mundo apt no Ubuntu. Na verdade, esses repositórios são livres para qualquer Distro.

O pacman é um repositório oficial do Arch e, portanto, por mais que você consiga fazer uma gambiarra, não vai funcionar bem no Ubuntu.

Você… “Pode”?
Eu acho que esse é um dos melhores exemplos de “Não é porque você pode, que você deve”

Já falaram tudo que eu poderia falar desse assunto antes de mim. Eu só quis dar meu dedo de prosa.

1 curtida

O gerenciador de pacotes é a alma do sistema. Eu diria que um ubuntu que use o pacman é mais um “arch ubuntuzado” do que um “ubuntu com pacman”.

1 curtida

Possível? Sim, mas o pacman foi pensado pra ser usado no archlinux(.tar.xst), e o ubuntu(.deb) usa o apt. Essas duas distros são construídas e mantidas de forma diferente, seria quase impossível ser usado um pacote de uma na outra… Voltando ao pacman. o banco de dados dele não teria nada e tentaria instalar todas dependencias de um pacote, por exemplo o firefox, e não daria certo, o pacman não instala se já existir os arquivos referente ao pacote, ele rertonaria dizendo que já existe o arquivo, e por isso não foi instalado, e não vai finalizar a instalação por causa desse erro.

1 curtida

Mais fácil criar aliases para o apt parecer o pacman (estéticamente falando) do que inventar moda…

1 curtida