É possível emular um sistema operacional verdadeiro dentro de um jogo?

Gente, uma curiosidade minha. Não estendi de desenvolvimento de jogos e por isso estou perguntando. Quem gosta e acompanha jogos, sabe geralmente dentro dos jogos quando tem algum aparelho eletrônico tipo um notebook, computador ou celular, o sistema operacional deles é limitado ao que o desenvolvedor quer que o usuário possa fazer com ele. Mas por exemplo no jogo Welcome to the game, que consiste em usar um computador para cessar a deeb Web. Seria possível emular um sistema verdadeiro dentro do jogo, por exemplo o Tail OS? Ao invés de ser um sistema falso, realmente ser um sistema modificado para rodar? Ou também, ao dar o comando dentro do jogo, iniciar um máquina virtual no computador que será usado dentro do jogo?

1 curtida

Na verdade sim, se você embutir todo o código de um virtualizador e sistema operacional e configurá-los para executar quando uma ação no jogo for executada (por exemplo ativar um laptop)

2 curtidas

Como notou o @starbdecember, dá para embutir um sistema virtualizado (com ou sem modificações) no jogo do mesmo jeito que se faria com qualquer outro programa de computador que faz uso de virtualização.

Acho que jogos no geral não têm um sistema “real” nessa situação porque isso além de não enriquecer a história, serviria de um vulnerabilidade ACE (execução de código arbitrário pelo usuário) no console pedindo para ser explorada. Não duvido que caso esse hipotético jogo com um SO real fosse lançado, não muito tempo depois surgiriam instruções o usando para rodar jogos não licenciados ou cópias não autorizadas, ou dentro da máquina virtual ou mesmo escapando dela e executando no mesmo nível do jogo.

5 curtidas

Envolve vulnerabilidade e acredito que Leis também, muitos EULAs teriam de ser updated, mas que veio um monte de projetos e idéias na minha mente…

Hipotéticamente falando, fiquei imaginando num novo Tomb Raider, a Lara se depara com forma de comunicação antiga esculpida em paredes, mas ela não sabe traduzir ainda, então comandamos ela para pegar o smartphone e pesquisar e aparecera o nosso próprio Android personalizado e tals além de que realmente, pegariamos o nosso próprio celular e pesquisariamos sobre esta forma, vai que encontramos no Wiki realmente e isso interage com o jogo fazendo nós desvendarmos o enigma. Isso seria muito mas muito interativo. Outra coisa que imaginei a Lara em sua Mansão, ascende a luz do quarto dela e realmente isso interage com o meu quarto ascendendo a lampada aqui.

Nível de interatividade level infinito. Fico imaginando as possibilidades e como isso iria contribuir com o aprendizado e conhecimento das pessoas. Tudo que eu aprendo eu aprendo me divertindo, Idioma, Profissão etc…

1 curtida

Existe um mod de minecraft que cria esse vínculo entre um virtualizador e o jogo (no caso entre o virtualbox e o minecraft). Tudo bem que o código do virtualizador não está incluso no código do jogo (nesse caso, do mod), mas a ideia de funcionamento é exatamente a mesma.

VM Computers

Tecnicamente pode, mas provavelmente vai bater nalguma vulnerabilidade ou restrição de ordem legal.
E não precisamos pensar num sistema complexo. Poderia ser um jogo num cenário dos anos 90, você ter um celular e rodar symbian dentro dele.