É possível dar boot pelo pendrive alterando a ordem de boot pelo grub customizer?

Séria possível alterar a ordem de boot através do grub customizer? Penso em dar boot pelo pendrive para formatar o notebook, isso porque não tenho acesso a BIOS, pois não lembro mais da senha que criei. Estou procurando algum modo de formatar o notebook sem ter que entrar na BIOS. Pesquisando um pouco vi que poderia ser possível através do grub customizer, mas não sei como proceder, já fiz alguns testes porém sem sucesso. No windows era possível formatar sem o acesso a BIOS, bastava apenas usar um programa chamado WintoHDD, será que existe algum programa semelhante a esse para Linux?

1 Curtida

A ordem da mídia do boot vc altera nas configurações do BIOS do computador.

1 Curtida

O problema é q ele esqueceu a senha para acessar a BIOS

Ele pode resetar o bios. Ou testar as teclas de função para alterar a ordem do boot. geralmente F12, F10 ou F2 e, em alguns casos, a tecla Esc

1 Curtida

Mas Sim, é possivel.
Tanto dar boot por um pendrive, ou qualquer midia externa. Como é possível dar boot pelo grub instalado de um arquivo ISO direto, que foi baixado e que estiver em qualquer mídia - interna ou externa.

FORMA TEMPORÁRIA NA INICIALIZAÇÃO

Para dar boot pelo pendrive:
Ao preparae o pendrive com o seu linux, vc vai ter de encontrar a pasta boot nele e encontrar o arquivo grub.cfg, que pode estar dentro de boot mesmo ou outra subpasta dentro de boot e anotar os parâmetros do Live Mode, pra inseri-los daqui a pouco.
Reinicie a máquina.
Na hora que o sistema estiver bootando e visualizar o GRUB, você clica na letra E ou em Tab para fazer uma edição temporária.
Ai seguindo a informação dada pelo grub, você vai entrar em modo console, e dá ls pra visualizar quem é o pendrive, como o grub o está identificando.
Identificou o pendrive? agora você clica em ESC para voltar a edição e aonde for set root=(hdX,msdosX) você coloca a identificação do seu pendrive.
Nos parâmetros abaixo você coloca os mesmos que estão no seu pendrive em boot/grub.cfg.

Obs.: Como para cada distribuição linux as configurações mudam de um pra outro, não é aconselhado deixar fixo no grub. A menos que vá só bootar pelo pendrive outra vez com a mesma distribuição e a mesma versão específica. fora disso não é tão vantajoso.

FORMA SIMPLIFICADA

Ah… tem outra forma até mais simples. Mas se der errado, vale a dica que dei acima.
Com o sistema ligado e com o pendrive espetado abra um terminal e dê o comando:

sudo update-grub

Normalmente ele já reconhece o pendrive e ao rebootar ele vai aparecer como opcão para dar boot por ele.


Não consegui identificar o pendrive, qual seria?

Acredito que ao pé da tela tem a informação para entrar em modo console, clicando em F2, F3, F4 ou outra tecla de função Fx.
No modo console dê o comando:

ls

Veja qual das unidades informadas a que tem uma caracteristica diferente das outras, geralmente: (hd1,msdos0).
Em 'hd0,gpt2' troque por (provavelmente vai ser):'hd1,msdos0'.
Apague tudo o que tiver abaixo e escreva os comandos que você anotou que estão no arquivo grub.cfg e dê boot.

Consegui :smile: muito obrigado!
Será que é possível dar boot em um pendrive com a ISO do Windows? Penso em fazer um dual boot.