É possível alterar o tamanho da memória swap ?

Eu tenho 4gb de ram e 2gb de swap, se por ventura eu conseguisse aumentar para 4gb vai melhorar um pouco mais ? Porque o pycharm da umas travadinhas.

Primeiramente verifique se o problema é mesmo a swap. Quando estiver engasgando rode “free -h” para verificar a utilização de RAM/Swap.

Se for mesmo o swap, siga: linux - How to increase swap size? - Server Fault

Se voce utilizar SSD vai melhorar bem!

2 curtidas

Olá @ikairus, sugiro dar uma olhada nesse vídeo do Dionathan onde ele explica o funcionamento da swap. Porque aumentar a swap não necessariamente vai melhorar o desempenho da atividade que você está executando.

2 curtidas

Concordo com o @phgsouto , 4GB no linux dependendo da distro e da DE usada dá e sobra! Negócio é investigar um pouco mais pra ver se o “engasgo” é memória…não acredito que seja, caso você não use alguma aplicação de modelagem gráfica.

Sempre uso um monitor de sistema aberto (mostra uso de memória, cpu e rede por padrão), dependendo da DE e da falta de memória q possa enfrentar. Então sempre sei qdo a memória é gargalo (tenho 6GB, ñ é muito mais), mesmo usando todas as DE’s e alguns softwares mais pesados (os jogos mais pesados abandonei faz um tempo e ñ uso IDE’s, prefiro editores avançados, mesmo qdo tem memória sobrando).

Eu já dei uma olhada antes, acho que pode ser algum drive de vídeo. Eu uso um Celeron dual core 1.1ghz da Intel. Não sei se o drive de vídeo dele foi o mais atualizado, ele é meu notebook de estudo/trabalho. Como preciso de uma fluidez no sistema, porque trabalho com dev web e python. Existe alguma forma de atualização do driver de vídeo ?

olá tenta atualizar o mesa driver talvez resolva.

da uma olhada ai.

1 curtida

por quer eu tenho 6 de RAM e eu não uso nem 2 GB direito pro meu uso fica em 1,8 no maximo ubuntu com gnome um bom sistema o melhor pra mim.
com um Dual Core ainda por cima.:grin:

1 curtida

O mesa tá no 18, vou abrir o note e trocar a pasta térmica