É possível alterar o tamanho da memória swap ?

xubuntu
ubuntu

Eu tenho 4gb de ram e 2gb de swap, se por ventura eu conseguisse aumentar para 4gb vai melhorar um pouco mais ? Porque o pycharm da umas travadinhas.

0 Likes

Primeiramente verifique se o problema é mesmo a swap. Quando estiver engasgando rode “free -h” para verificar a utilização de RAM/Swap.

Se for mesmo o swap, siga: linux - How to increase swap size? - Server Fault

Se voce utilizar SSD vai melhorar bem!

1 Like

Olá @ikairus, sugiro dar uma olhada nesse vídeo do Dionathan onde ele explica o funcionamento da swap. Porque aumentar a swap não necessariamente vai melhorar o desempenho da atividade que você está executando.

1 Like

Concordo com o @phgsouto , 4GB no linux dependendo da distro e da DE usada dá e sobra! Negócio é investigar um pouco mais pra ver se o “engasgo” é memória…não acredito que seja, caso você não use alguma aplicação de modelagem gráfica.

0 Likes

Sempre uso um monitor de sistema aberto (mostra uso de memória, cpu e rede por padrão), dependendo da DE e da falta de memória q possa enfrentar. Então sempre sei qdo a memória é gargalo (tenho 6GB, ñ é muito mais), mesmo usando todas as DE’s e alguns softwares mais pesados (os jogos mais pesados abandonei faz um tempo e ñ uso IDE’s, prefiro editores avançados, mesmo qdo tem memória sobrando).

0 Likes

Eu já dei uma olhada antes, acho que pode ser algum drive de vídeo. Eu uso um Celeron dual core 1.1ghz da Intel. Não sei se o drive de vídeo dele foi o mais atualizado, ele é meu notebook de estudo/trabalho. Como preciso de uma fluidez no sistema, porque trabalho com dev web e python. Existe alguma forma de atualização do driver de vídeo ?

0 Likes

olá tenta atualizar o mesa driver talvez resolva.

da uma olhada ai.

1 Like

por quer eu tenho 6 de RAM e eu não uso nem 2 GB direito pro meu uso fica em 1,8 no maximo ubuntu com gnome um bom sistema o melhor pra mim.
com um Dual Core ainda por cima.:grin:

1 Like

O mesa tá no 18, vou abrir o note e trocar a pasta térmica

0 Likes