É possível a configuração individual de pastas em outros ambientes gráficos além do KDE?

Uso o KDE (minha distribuição é o Kubuntu 18.04) e gosto muito dele, mas tem um bugzinho irritante que é muito broxante pra mim, o que me faz cogitar usar outra DE.

O KDE tem a característica (que não vi nem no LXDE e nem no Thunar do XFCE) de criar um arquivo .directory para cada pasta, isso me permite definir configurações individuais para cada pasta do meu sistema, como por exemplo que nesta pasta poderei pré-visualizar as imagens dos arquivos de imagem, vídeo e PDF e que esses mesmos arquivos – que estarão representados como ícones – serão apresentados em ordem de modificação enquanto em outra pasta os arquivos serão representados numa lista e estarão em ordem alfabética.

Pra mim não é necessário que haja um arquivo oculto de configuração em cada pasta (pode ser um único aŕquivo que contenha as configurações de todas as pastas ou qualquer outra metodologia, só quero a possibilidade de configurar individualmente algumas pastas!), mas que pelo menos o ambiente gráfico permita que seu gerenciador de arquivos defina diferentes comportamentos para cada pasta (é óbvio que haverá uma configuração global definida para todas as pastas sem uma configuração específica).

Não precisa comentar para todos os ambientes gráficos, mas para pelo menos os de baixo:

• GNOME
  • MATE
  • XFCE
  • Você pode comentar a respeito de outro ambiente gráfico, como Budgie Desktop, LXQt ou Pantheon se você quiser.
1 Curtida