Bom,Estou aqui para relatar as minhas primeiras experiencias um Sistema Operacional Linux,que poucos falam,em uso diário de Desktop.
Eu já tinha tido uma breve experiência com OpenSuse Tumbleweed,mas por ser Rolling Release,ela quebrou comigo,e resolvi Tomar Coragem e Testar o OpenSUSE Leap 15.4,eu pensei no Regata OS antes,mas eu Queria desafiio,queria fazer tudo na unha.
Mesmo com o Papo da SUSE da Alemanha dizer que é uma distro para Desktops,não é recomendada pra usuários iniciantes,caso contrário terão uma crise"linus tech tips",e colocaram a culpa no sistema,por não ter Os Programas que ele Precisa ou Quer.
Primeira Parte - instalação - Balena Etcher - iso e tal,fiz o Boot,e o Tempo de instalação dele é meio lento,levou ae por volta de uns 30 minutos até a conclusão,Baixei a iso pela opção - Torrent do site.
Segunda Parte -“Yastzão e Yastzinho” - Quem Já ouviu Falar de Instalador de Pacotes Synaptic,vai ter uma semelhança,e não vai ter dificuldade pra instalar os programas por ali.Existem dois Yast - Esse que eu citei é o Yast Software,eu apelidei de"Yastizinho".
E temo Yast Manager,é uma espécie de Painel de Controle do Leap,Que inclui outras configurações importantes,além do Yast Software - apelidei de"Yastzão".
Ambiente Desktop - Ele te oferece vários Ambientes Desktop,GNOME,KDE,LXQT,XFCE,advinha qual eu escolhi?..é…esse mesmo.
Alem do Yast Manager,ainda tem o Configurações do XFCE e tudo é muito fácil de entender.
Parte 3 - Snap,Flattpak,Pacman e a infame Gnome Software
Bom,o Opensuse Leap vem"enxutão,vem liso,não é um Xubuntu Core,mas chega perto em termos de falta de programas a mais,coisa que é simples no Ubuntu e no Linux Mint e até no Fedora.
O Yast Não tem Fotos dos Aplicativos,acho isso muito ruim ,porque ele é cru e me lembra mais um Debian do que um Fedora ou algo semelhante,Então,lá fui eu instalar a Gnome Software,Repositorio Packman.
Fiz o Tutorial que tem no Youtube,e pelo Terminal,instalei os Flatpaks,e Coloquei a Página da Flatpakhub no Meu Navegador,pra poder baixar os Flatpaks.
Gnome-Software instalei apos eu ter configurado o Packman,e Precisava dela pra enxergar os Aplicativos,Já com os Snaps eu preferi a Pagina da Snapcraft no Browser.
Sobre a Página da SUSE - Muito confusa pra buscar Aplicativos,eu aconselho,ignorá-la por completo
App Image - o Suporte de App image eu instalei pelo Yast Software,só buscar lá.
Parte 4 - Final,Conclusão - A Performance para uma Máquina de 4GB de Ram,e Processador AMD,Vou confessar a você,está tão boa quanto a do Mint que eu instalei anteriormente.
Pena que o Suporte deles só vai até dezembro de 2023,ae voce tem de fazer a atualização online,que é encontravel no Yast Manager,o Yastzão.
OpenSUSE Aceita arquivos .rpm pra instalar,semelhate ao Fedora.Mas vem enxuto,voce tem de instalar mais uma gama de aplicativos,pelos métodos que eu já citei antes.
Pra Jogos parece bom,porque é muito sem bloatware.
Isso não tem muito haver no final do dia , ainda mais se o seu sistema for com gráficos radeon relativamente recente (entenda recente por oferencer suporte a Vulkan).
Depois de ter uma crise em usar por quase dez anos distros com base no Ubuntu, eu mergulhei fundo no openSUSE, um pouco mais de um ano com o Leap e ~6 meses com o Tumbleweed, onde foi uma das melhores experiências em meu perfil de uso, onde programo, jogo e estudo.
Eu desconheço essa conversa da SUSE, mas não duvido de comentarem algo, afinal, eles tem a própria distro para desktop, SLE Desktop, logicamente uma distribuição com foco e usuário mais cabeça. O estigma em si sobre o openSUSE que você deve ter tido/recebido antes de usar é por parte da comunidade Linux em si, especialmente por usuários que usaram durante um tempo a distro, e não por parte da empresa alemã.
Não apenas para o Leap, para o Tumbleweed e o SLE também.
Você assassinou a distro Brincadeiras a parte, a filosofia do openSUSE é mesmo usar o YaST Software e não uma loja de terceiro, por mais que as versões com Gnome e Plasma venham com as lojas “padrão” da DE.
Novamente, a página da SUSE é diferente da documentação oficial do openSUSE. Imagino que seria mais coerente buscar aqui https://software.opensuse.org/ por softwares via browser ou pelo próprio flathub, como você fez para programas fora do repositório oficial. Ah, e ainda existe o “AUR” do openSUSE, o OBS
O openSUSE Leap segue um esquema “similar” ao Fedora, onde é do tipo tick tock, porém isso tende a mudar com a versão 15.5, sendo ALP
Obrigado pelo"assasinei a distro",coloquei catchup nesse pão de queijo,um pecado,mas foi o que tinha pra hoje,a Gnome Software por incrivel que pareça,atende bem a visualização dos meus Flatpaks,e dos RPM,Paulo Ricardo uma hora dessas vai aparecer na propaganda do Open Suse,ao contrário da Red hat,eles fazem comercial.
PS - é do site do Open Suse que eu falei que era confuso,não vale a pena buscar nada por lá…
Esse pessoal do Open Suse só fez o"básico do básico",pra se construir uma Distro e depois o resto é na base do"se vira"igual ao Debian.