Olá a todos.
Recentemente decidi recuperar um notebook antigo da Dell, as configurações são até modestas (um i5 2a geração, 8GB de ram e um SSD de 250GB), contudo o sistema Ubuntu LTS 22.04 rodou completamente lagado. Até o movimento do cursor na tela estava engasgando. Decidi então instalar o POP OS e está rodando 100%, levando em conta as limitações de hardware, claro. Contudo não acho natural ter rodando tão ruim esse, será que essas configurações estão tão ultrapassadas assim? E era pra rodar coisas básicas, inclusive. Apesar de está gostando muito do POP OS, não considero uma versão “completa” e estável (estou tendo dificuldade com alguns drivers e tem pouco material de ajuda no google). Gosto muito do Ubuntu, acho um OS completo, se não fosse esse problema continuaria usando.
Não é normal ficar travando da maneira que você descreveu. O hardware é perfeitamente capaz de rodar o sisema.
1 curtida
Esse computador tem plena capacidade de rodar qualquer distro super bem para uso básico. De fato não era para isso ter ocorrido.
Um dos meus computadores é um Asus ZenBook antigo (de 2013) com Core i7 3537U, 8GB de RAM e um SSD de 240GB. Esse i7 é um dual core com HT e não deve ser muito diferente do i5 que você descreveu. Até hoje não vi necessidade de trocar esse computador porque ele “voa baixo” com qualquer distro. Abre as coisas quase instantaneamente e sempre responde bem.
Como é esse problema com drivers que você relatou?
Pois é, eu também estranhei bastante essa queda absurda de desempenho, até desativei o snap achando que poderia ser algum tipo de incompatibilidade, porém o sistema continuou muito lento.
Eu consegui solucionar esse problema dos drivers ontem mesmo, não estava reconhecendo minha placa wireless, daí foi só dá um “sudo ubuntu-drivers autoinstall” e funcionou de boa.
1 curtida