É normal o sistema as vezes nâo iniciar?

To usando um HD de 80gb pra testar o Lubuntu e por enquando, ele é o único sistema no HD, pretendo ainda testar e Linux Mint e sistema android nesse mesmo HD so que, acho muito estranho as vezes o sistema não iniciar ou ate mesmo demorar pra iniciar…
As vezes tbm aparece Lubuntu na tela e do nada a tela fica preta e a luz que indica a leitura do HD apaga… (USO NOTEBOOK)
Isso pode ser alguma indicão de que o HD ta morrendo ou coisa do tipo??

Tem algum programa que detecta problemas no HD pro lubuntu?
Me recomendem esse tipo de programa pra windows, tenho um HD com ele instalado,

EDIT: Alguém sabe me explica o pq que no windows(independente da versão) os auto-falante do meu notebook fica chiando e no lubunto ?

Provavelmente seu hd tem monitoramento SMART e você pode verificar o que está acontecendo.

Verifique se está instalado o pacote smartmontools. Se estiver rode o comando

sudo smartctl -i /dev/sda

Este comando mostrará informações sobre o seu disco rígido sda. Caso seja outro, mude o comando.

Opções do smartctl:

• -i: mostra informações resumidas.
  • -a: mostra todas as informações disponíveis sobre seu HD
  • -t short: Executa um teste de diagnóstico curto (geralmente 2 minutos de duração). Se você usar esse comando, espere os dois minutos e depois use a opção -a para verificar se o teste terminou e o status do teste.

É muita informação que dá. Foque na tabela itens como CRC error, unrecoverable error, UDMA_CRC_Error_Count, Offline_Uncorrectable,

1 Curtida

Para o indows você pode usar o defraggler e o western digital data life guard

https://www.ccleaner.com/defraggler

1 Curtida

Bom… da comando não encontrado, logo posso deduzir que não há nada instalado correto? onde baixo esse programa?

mas o defaggler não e apenas pra desfragmentar o o HD?

Ele tem um analisador de saúde do disco

Algo como isso (ps: essa imagem é da Internet)

1 Curtida

Não lembrava disso… Eu usava ele bastante pra desfragmentar o HD/pendrive que eu usava no PS2 pra jogar via usb pelo OPL

no ubuntu:

sudo apt install smartmontools

1 Curtida

Olha, eu não sei mexer direito no terminal, sou bem leigo, porem acho que ta tudo certo, pois não vi nada do que c tinha mencionado, apenas isso
198 Offline_Uncorrectable 0x0030 253 253 000 Old_age Offline - 0
199 UDMA_CRC_Error_Count 0x003e 200 200 000 Old_age Always - 0

Parece ok mesmo…