É normal o Cache consumir tanto?

É normal consumir bastante cache na RAM? Uso ZorinOS Core e até hoje nunca tive problema com performance, mesmo o PC sendo fraco, o máximo é o Youtube (firefox) não rodar 1080p 60FPS. Mas sempre fiquei me perguntando se é normal o cache da RAM consumir tanto, as vezes bate 1GB quase 2GB. Enfim, respondam-me essa dúvida.

Respondendo com uma matéria recente do @Ariel_Bonfim , onde ele explica sobre a versão Core:

Naturalmente, uma coisa a se preocupar na hora de usar um sistema operacional num computador mais restrito é o consumo de recursos, como RAM e armazenamento. A versão Core, usa um pouco menos de 1GB de RAM, e faz um uso agressivo de cache na memória disponível, além de ter configurado automaticamente 6GB de SWAP numa máquina com 2GB de RAM. Abrindo Firefox com 3 abas, o gestor de arquivos, a loja de aplicativos e o LibreOffice Writer ao mesmo tempo, o consumo foi extremamente bem manejado, usando cache e swap, mantendo o sistema perfeitamente operacional.

Para ver na íntegra:

2 curtidas

Compreendo, eu só queria saber isso mesmo, se era natural no sistema. De fato, como relatei, nunca tive muitos problemas com performance, mas sempre me perguntava o porquê de consumir tanta RAM. Agradeço a resposta!

1 curtida

Como já foi mencionado em outros tópicos, memória RAM não usada é desperdício. Se o sistema consegue fazer um bom gerenciamento da RAM para que tudo funcione de maneira fluida, é excelente.

4 curtidas

lembre-se sempre disto: não existe almoço grátis… e o pinguim é o almoço! o problema, no seu caso, não é o consumo de RAM mas talvez a quantidade disponível (você tem 4GB?). Pra mim, hoje, o mínimo para começar a brincadeira são 8GB. Se seu linux consome quase 2GB de memória tá bom demais! no meu kubuntu, no login já foram 1.5GB e - neste momento - 4,5GB com todas as tarefas que estou executando, e 3.5GB em reserva. Sendo que boto o /tmp nela e só faço swap com 90% dela ocupada (sysctl.conf).

não caia na velha história de “linux leve”, “consumir pouca RAM” etc e tal. O bicho come RAM mesmo e isso é normal.

estou pensando seriamente em botar mais 8GB, subir o total para 16GB e mandar o swap pro passado. Creio que, com o aumento de RAM nos computadores de hoje, a swap esteja condenada à extinção.

Eu tenho observado que, mesmo com bastante ram o sistema ainda faz uso da swap.Tenho 20G e a swap só é ativada quando a ram chegar a 95% de ocupação, tipo no monitor do sistema, em trasnferências de arquivos grandes(±8GB) a indicação é 3GB ocupados, 14GB em cache e swap 100mb .
A swap foi gerada pelo sistema(debian 12) e ficou em 1GB.

Quanto mais RAM o sistema usar melhor, o objetivo é usar tudo no talo mesmo, desde que seja usado com eficiência, deve se considerar é o gerenciamento eficiente e não a quantidade usada, porque não usar a RAM ate o talo não é uma coisa desejada, quanto mais o sistema comer a RAM melhor é desde que seja um consumo inteligente. O kernel Linux é muito eficiente no uso de RAM.

2 curtidas

Sim. O cache utiliza essa RAM para agilizar operações relacionadas aos arquivos, tornando a abertura de programas mais rápida e eficiente.

Se algum programa realmente precisar dessa RAM, o cache rapidamente libera. Note que logo do cache acima tem A, de Available (disponível); ainda tem quase metade da RAM para ser ocupada pelos seus programas.

Não utilizar RAM para o cache é só um desperdício e dá trabalho desnecessário para HD/SSD.

Mais detalhes aqui.

3 curtidas

o linux gerencia bem a RAM. não precisamos nos preocupar com isso. :stuck_out_tongue_winking_eye:

Não discordamos, estava somente respondendo à pergunta :slight_smile:

Não é somente o kernel Linux que tem que gerencia bem, os programas que usamos também devem fazer a parte deles. Mas os programas não estão nessa conversa então. Basicamente, o programa faz requerimento de 2GB de RAM, e quando não precisar mais ele deve liberar essa memória, mas tem programa que não faz isso, eles somente vai alocando sem despejar, ai chega uma hora que da pau.

ss. mas no caso dos apps vc entrega para o Supremo Criador do universo pq n dá p fazer milagre. Imagina o libreoffice, que tem código do staroffice de 2000? rsrsrsrs

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.