É bom atualizar TUDO de segurança no Linux?

Olá pessoal, alguém pode me dizer se é seguro, ou necessário realizar TODAS as atualizações de segurança no Linux? Sem que vá prejudicar alguma coisa ou algo do tipo. Valeuu.
Obs.: Tudo pelo gerenciador de atualizações.

1 curtida

Não só seguro como é obrigatório.

1 curtida

Então posso instalar tudo da parte de segurança e fica susa né?

Sim, pode ficar tranquilo.

2 curtidas

Sim, na dúvida, use uma ferramenta de backup, como o TimeShift, para fazer snapshots do sistema e assim poder restaurar caso algo dê errado.

As atualizações de segurança nunca incluem mudanças que alteram características funcionais da distro (formato de arquivos de configuração ou documentos do usuário, etc), apenas características não funcionais, como performance, segurança, estabilidade (melhorar estas 2 últimas geralmente são o foco). Mas não evite de fazer backups, mesmo se sua distro for um monolito quase inquebrável como Debian ou RHEL.

1 curtida

:wave:t2:Depende do ponto de vista seguraça.

Atualizar para o presente confortavelmente sim, estilo Distros LTS que são bem mais seguras.
Atualizar para o Futuro, estilo Rolling Releases, Bleeding Edges Distros pode diminuir um pouco a segurança pois pode aparecer falhas por serem tecnologias novas, ae tem de correr atrás para arrumar senão perde a segurança na falha específica. :pray:t2:

2 curtidas

É para atualizar TUDO. Não importa se o pacote é para um software de segurança ou não.

Se você deixar de atualizar um pacote ou um certo conjunto de pacotes (por que você faria isso?), pode ser que quebre alguma coisa no seu sistema, pois se assume que você terá TODOS os pacotes atualizados.

A única chance de atualizações quebrarem algo no seu sistema é se você ter colocado um repositório extra de pacotes que mexem em partes sensíveis do sistema.

3 curtidas

:innocent:Eu irei confundir tentando não confundir :rofl:, mas analisando o significado da palavra Atualizar do idioma Português:

Atualizar = Tornar Atual;
Atual = Que chegou a sua forma completa, que está acontecendo agora;

Oque vem do Futuro, o novo, não está completo, não está acontecendo agora, ou seja ainda está Desatualizado. Exemplo: Rolling Releases, Bleeding Edges;
Oque está no Presente, o atual, tecnologias acontecendo agora na internet está Atualizado. Exemplos: LTS, Windows, Mac;
Oque ficou no Passado, o velho, já aconteceu e mudou, não está acontecendo agora então ficou Desatualizado; Exemplo: Sistemas Operacionais sem suporte;

Isso analisando o significado da palavra Atualizar do idioma Português;
Na computação se analisarmos a origem dela, ela veio do Inglês Update vem de Up to date que traduzindo ao pé da letra Encima da Data ou Data atual, Atualizado.

Então exatamente temos de atualizar Tudo sim sim com toda certeza! Mas se queremos focar em segurança então temos de ficar atentos em Sistemas Operacionais que visam o Presente, Windows, Mac, Ubuntu LTS, Sistemas Operacionais LTS.

Espero não ter confundido, :sweat_smile: :joy:
:pray:t2:

Pode ser mania minha, não sei, mas todos os dias, logo depois de logar, a primeira coisa que faço é abrir o terminal de digitar:
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade
sudo apt-get install -f
sudo apt-get autoremove
sudo apt-get autoclean

2 curtidas

Somos 2. “sudo pacman -Syu nosso de cada dia” no meu caso e eu costumo “orar” 2 ou 3 vezes por dia :sweat_smile:

4 curtidas

Eu sempre coloco mais um “y” e um “u”
Contudo, ainda prefiro o pamac update --force-refresh, pega tudo

3 curtidas