Duvidas sobre um problema de formatação e sintomas de um HD morrendo

oi pessoal estou a horas formatando tentando formatar um computador aqui ele não esta iniciando com nenhum sistema de windows já foi o 10, 7. eu não entendo ele esta lento pra caramba pra instalar já ficou mais de uma hora na tela de concluindo instalação do windows, ainda não testei com linux mais como não é meu nem adianta tentar. o notebook já tem mais de 7 anos tenho uma leve suspeita que o HD esta morrendo mais eu não sei quais os sintomas que indica um HD morrendo só sei de uma coisa ele é lento mesmo sento um i3 da 3ª geração e 4 de ram e quando eu usei o manjaro via live pra ver oque ele apresentou erros de leitura e lentidões pra ler o HD. então oque vcs acham? vou testar com um linux pra ver se vai

Você pode utilizar o Gnome Discos em live mode para verificar a saúde do HD.

1 curtida

sério nunca reparei vou ver aqui. mais é muito estranho esse notebook

acho que é o hd o instalador do neon ficou lento quando passou na parte de particionar o hd

Não precisa instalar o sistema para verificar a saúde do HD, você pode fazer isso no live mode. Pode utilizar o gnome-disk-utility ou o partitionmanager.

sim vdd mais eu quero entregar com um sistema mais fazer oque muito obrigado já vi que esta morrendo e não vai ter mas jeito a não ser que ele troque o hd. kkkkkkkkk ainda bem que não é o meu kkkkkkkkkkk

1 curtida

Não faz sentido continuar tentando instalar sem verificar o SMART do HD. Primeiro você verifica o SMART, depois tenta corrigir o erro, instalação é o último passo.

2 curtidas

sim mais esta me dando preguiça pelo menos recuperei os arquivos e vou entregar do jeito que está

e não tem como resolver esse hd já aconteceu com meu computador antigo começa com lentidões depois perda de arquivos até que um dia perda total

Dependendo do erro é possível corrigir sim, já corrigi bad blocks em um antigo HD meu e ele durou mais um ano e meio.

1 curtida

sim pode até ser mais nem a pia que trouxe pra mim esta ligando ele só queria que eu recuperasse fotos do aniversario do filho dele e eu consegui fazer isso

mais agora tenho fiquei curioso como vc fez?

Depois de verificar o SMART do HD e constatar que o problema eram bad blocks, realizei um secure erase seguindo o guia abaixo, a formatação levou algumas horas.

https://ata.wiki.kernel.org/index.php/ATA_Secure_Erase

1 curtida