Duvidas sobre trocar de sistema

Olá, eu tenho um notebook da Samsung de 2021/2022, ele utiliza o windows 11 mas recentemente me pego pensando sobre trocar para Linux, especialmente para o Zorin, entretanto, não sei se vou gostar realmente de usar o Zorin, sei que o windows tem seus problemas mas eu fico com o pé atrás de mudar mas por algum motivo acabar me arrependendo, devo mudar de vez ou pensar melhor no caso?

Você não precisa fazer essa mudança de forma brusca. Eu aconselharia começar testando a distro em uma máquina virtual, ou pelo modo live, sem instalar. Vai fuçando e tentando fazer as coisas que você faria no seu PC normalmente, já dá uma boa noção se vai se adaptar ou não.

Você pode ter os dois com dual boot

@Stella, tenha em mente uma coisa, o sistema novo, exige um aprendizado novo.
Algumas coisas serão mais fáceis, naturalmente, outras serão mais complicadas, mas nada é um bicho de 7 cabeças.
A curva de aprendizado dá para ser bem tênue e tranquila, se você já tiver isso em mente. Outra coisa, nossa comunidade é ativa e todos estão sempre colaborando e ajudando uns com os outros.
Existe muito alarde sobre trocar de SO, porém, não é bem assim. As pessoas mudam de celular, Android X iOS, e existe uma curva de aprendizado, formas de fazer, etc.
Outro ponto que é valido, é você ver qual seu uso do PC, e qual distro te atenderá melhor, inclusive pensando em atenuar sua curva de aprendizagem.
Após um tempo tudo é tão habitual e fácil que você nem percebe que teve medo ou receio anteriormente.

Salve, @Stella

Nunca delete o SO que você está usando – para instalar outro que você ainda não conhece.

Vá por etapas:

1. Experimente o Zorin em sessão Live (sem instalar)

2. Se achar que vale a pena, abra um espaço para instalar o Zorin “em paralelo” (dualboot) – sem deletar seu SO atual

Porque, depois de instalado, você ainda precisará escolher os programas que irá usar nele, para desempenhar suas tarefas atuais, aprender, se acostumar – e é bom fazer isso nas horas livres, sem ser pressionada pela urgência do trabalho, estudos etc.

Deletar seu SO atual, deve ser a última coisa – quando você já tiver certeza de que consegue fazer tudo no novo SO.