Dúvidas sobre systemd e resilio sync

Se estiver em campo errado por favor não me assimile Smith!:joy::joy:.

Fui um usuário entusiasta do BitTorrent Sync e houve uma mudança com a chegada do Resilio Sync ( a nova versão). O programa carrega com um usuário independente (rlsync, se não me engano) e acaba dando um conflito ao tentar vincular pastas de outros usuários.
Pesquisando eu descobri que não systemd inicia o processo de sincronia com esse usuário padrão e acaba ocasionando uma quebra nas permissões dos documentos pois o que ele baixa de outro desktop ele sincroniza com ful controll somente para rlsync.
Como solução de contorno eu criei um novo grupo (Sync) e inseri todos os usuários nesse grupo. Funcionou para o meu caso, mas causa uma abertura de segurança se a máquina fosse utilizada por mais de um usuário.
Estou compartilhando aqui com o objetivo de aprendizado, gostaria de entender como o sistemd escolhe o dono do processo que está invocando e se tem como eu setar para trocar o dono do processo. Falei pra caramba e se não ficar claro eu me explico melhor. Também não tenho pressa na resposta, como eu disse o objetivo e aprendizado, não “fechar o chamado” rsrsrrs.
Obrigado por me aceitarem por aqui, espero poder contribuir.

1 curtida

básico

systemd --user sessão do usuário

systemd sessão do sistema

  • Se o systemd estiver configurado para a sessão de um usuário normal, ele inicia com esse usuário. Caso contrário, está na sessão do sistema, onde:
  • Se o programa não tiver pedido um usuário específico em seu arquivo de configuração .service, vai de Root.
  • Se ele pedir um usuário, vai do usuário que ele pediu. O Resilio cria o usuário rlsync durante a instalação e o arquivo .service que ele joga na pasta systemd pede esse usuário.

Simples. Primeiro, temos que tirar o Resilio da sessão do sistema.
sudo systemctl stop resilio-sync < parar o Resilio rodando agora na sessão do sistema.
sudo systemctl disable resilio-sync < impedir que ele inicie na sessão sistema nos próximos boots.

Agora, vamos botar ele na sessão do seu usuário, na qual seu usuário será o dono do processo.
systemctl --user enable resilio-sync < permite iniciar o Resilio, e o faz iniciar junto com o sistema nos próximos boots.
systemctl --user start resilio-sync < reinicia o Resilio, mas com você como dono do processo.