Dúvidas sobre segurança virtual

Com as recentes notícias de vazamento de dados pessoais, invasão de grandes canais e hackeamentos digitais de maneira geral, fiquei bastante pensativa sobre a questão de segurança online pois, definitivamente, não é uma área que domino e segurança não é algo que se possa brincar.

Ao pesquisar um pouco, acabei ficando sobrecarregada com tanta informação e me dei conta de como essa área é vasta e complexa. Mas para simplificar a questão, fica aqui uma pergunta mais específica: em termos de logins e cadastros onlines (redes sociais, contas de aplicativos financeiros, email, conta do dispositivo android, compras online etc) é melhor ter um email para ficar mais fácil de gerenciar tudo em apenas um local ou ter múltiplos emails, um para cada categoria ou conta específica?

Nas minhas pesquisas, geralmente os blogs e canais especialistas no assunto recomendam que se faça uma compartimentalização de tudo que você tenha online, sendo sugerido assim que se tenha uma conta de email diferente para cada categoria (ou o mais extremo ainda, uma conta de email diferente para cada conta online) para se ter o máximo de segurança e privacidade. Porém eu estou achando isso difícil demais de gerenciar. Eu penso que dessa maneira fica mais fácil abrir brechas de segurança quando se não é experiente. Até porque, a questão do email é apenas UMA das medidas sugeridas.

Afinal, precisa disso tudo mesmo ou tem um pouco de paranóia aí? Como vocês costumam fazer com essa questão?

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O que já ouvi falar que seria eficiente sem se tornar inviável era assinar diferentes serviços com empresas diferentes, assim todos os seus dados não estariam concentrados em apenas um lugar.

Ex: Se for se cadastrar no youtube, não usar o gmail como seu email. Ou então se usar o whatsapp, evitar o uso do instagram e facebook.

Agora na minha opinião a opção de se criar um email para cada serviço se torna muito inviável e possivelmente não tão eficiente, pois mesmo usando um email para o Instagram e outro para o Facebook, a empresa facilmente conseguiria relacionar os dois cadastros se estiver com o mesmo nome ou até por reconhecimento facial.

Sendo assim penso que viável seriam duas opções: Não usar nenhum serviço que exija cadastro ou login ou descansar a mente e usá-los tranquilamente sabendo que sim terão os seus dados. (Foi a que escolhi). Claro que usando todos os serviços não significa que você não possa fazer um uso mais consciente e não dar informações mais do que necessárias.

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(Estou com teclado en-us, sem acentuacao nem cedilha, perdao pelo vacilo)

Nao sou nenhum profissional, mas isso eh o que eu faco, eu tenho varios emails, conta google, microsoft, trabalho, empresa alocada e faculdade, mas eu uso apenas 2 desses para cadastro de contas, pois email eh uma informacao de contato nao de identificacao, claro, tem pessoas que recomendam ter um email por conta, mas isso eh extremamente dificil de manter, por isso, eu nao vejo necessidade em varios emails diferentes.

Pra mitigar esse risco eu uso o Bitwarden para gerar senhas fortes e randomicas, e guardar para mim, pra nao ficar usando a mesma senha em todo lugar. Uma dica sobre guardar senhas no bitwarden, pra senhas mais sensiveis, eh um bom passo extra, pra onde voce quer estar mais segura, a pratica de ‘horcruxing’, basicamente, ao criar uma senha no bitwarden, colocar outro pedaco extra de senha sem colocar no bitwarden. Por exemplo, o bitwarden gera a senha A9D!!XzS^gAdpED9 e voce adiciona limao manualmente, ficando A9D!!XzS^gAdpED9limao, quando for logar voce usa a senha salva mais o pedaco que voce gerou.

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Obrigada pela ajuda.

Pois é, o negócio é aceitar que eles terão nossos dados de qualquer maneira, caso a gente opte pelas facilidades que as grandes empresas oferecem.

Também acho inviável essa ideia de ter multiplos emails. Mas de qualquer forma, pela conclusão, teremos que ter mais de uma conta de emails, não pela questão de privacidade, mas de segurança, pois se uma for invadida, as outras se tornam uma barriera a mais.

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Obrigada pela resposta.

Eu também estou usando um gerenciador de senhas, mas mesmo assim me sinto um pouco sobrecarregada em gerenciar tantas contas de email e logins, pois além das questões pessoais e profissionais, de quebra ainda tem os logins e emails de pessoas da família que não conseguem ou não entendem como fazer isso.

Gostei da dica do “horcruxing”.

Você até pode utilizar o mesmo email, mas jamais a mesma senha (isso com certeza você já está ciente). Voltando a questão dos emails, você pode separá-los em por exemplo, um email para cadastros gerais e que você saberá que receberá spam e mailing no futuro, outro para uso mais pessoal e/ou serviços.

E o principal, 2FA em todos os serviços que use e suporte o recurso.

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