Galera, o negócio é o seguinte: eu estive tendo travamentos com o Ubuntu depois de algum tempo de uso, e provavelmente, nas aventuras de um newbie no Linux, eu devo ter feito alguma ■■■■■. O SO ta travando muito e dando altos crash’s, não somente mas inclusive no chrome, etc…
Paralelamente a isso, eu assisti um dos vídeos do canal e me interessei por colocar a pasta home em uma partição diferente do SO pois vc terá sempre um back-up pra chamar de seu.
A dúvida é: se eu criar uma partição nova, e copiar minha home lá, quando eu instalar outra distro (estou entre Pop_OS ou Elementary, mas aceito sugestões) colocando aquela partição como partição home, vai tudo funcionar?
Qual é a melhor forma de fazer essa transição da home?
Devo ter cautela e me preocupar com algo?
Lembrando sempre que tenho tudo salvo na nuvem (MEGA.NZ) mas como tem taxa de transferência diária, e são muitos arquivos, gostaria de uma luz sobre como fazer isso localmente.
Olha, por experiência própria, a melhor maneira de fazer isso é criando um usuário com outro nome durante a nova instalação.
Por exemplo, se seu usuário é “matheus” na instalação atual, escolhe outro nome (“matheusr”, por exemplo).
Então, na partição home, após a nova instalação, você terá duas pastas:
matheus e matheusr
Como para o Linux o que importa é o ID do usuário e, por padrão, o Linux coloca o ID 1000 para o primeiro usuário, você terá permissões de “owner” dentro das duas pastas, sacou? aí pode mover os arquivos de “matheus” para “matheusr” sem problemas.
Depois é só apagar a matheus com o sudo
Quanto à sugestão de distro, estará bem servido com qualquer uma das duas. Veja com qual workflow você se adapta melhor (Pantheon ou Gnome).
Bem, não entendi direito a dificuldade.
Você já criou a nova partição?
Se sim, basta copiar a pasta do seu user prá lá (sudo cp -a /home /SEU_USER /DESTINO/SEU_USER)
Depois dê os direitos corretos no novo local.
Na nova instalação, escolha a partição “/DESTINO” como /home e ao criar o novo user escolha um outro nome.
Só tome cuidado para não formatar esta partição, né?
Se disser como está o particionamento do seu HD acho que fica mais fácil orientar.
Então seus arquivos pessoais estão numa pasta home dentro da partição raiz, correto? Pois bem, faça o backup dos seus arquivos pessoais (jogue-os num HD Externo, copie-os para a nuvem, você quem sabe) e ajeite as partições do seu HD para que você tenha a partição /home. Se você for fazer uma formatação para ajeitar tudo do zero, recomendo esta configuração:
partição de sistema EFI - 500MB (se você estiver usando a interface UEFI, que é a maioria dos casos hoje em dia)
partição raiz/- 40~50GB
partição swap - se for notebook, o mesmo tanto que você tiver de memória RAM, se for desktop, acho que metade da sua memória RAM está bom. (ex: se você tem um notebook com 4GB de RAM, ponha 4GB para a partição swap)
partição home/home- é onde ficarão seus arquivos pessoais, dedique o resto do espaço do disco rígido para esta partição. Ele tem a mesma função que a gente dava para a unidade D: do Windows, em que mesmo que formatássemos o sistema, a partição com os arquivos pessoais ficaria intacta.
É tranquilo, antes de instalar a nova distribuição, delete todas as pastas e arquivos ocultos da sua pasta principal. Vamos supor que seu nome de usuário seja matheus, portanto a sua pasta principal será /home/matheus, no caso você deletaria as pastas e arquivos /home/matheus/.cache, /home/matheus/.config, /home/matheus/.local, /home/matheus/.bash_history e qualquer coisa que estiver oculta, com exceção é claro do que você mesmo criou e quer manter para a próxima distribuição. Você pode fazer esse trabalho de deletamento antes de você reiniciar o computador ou quando você estiver usando o LiveUSB, tanto faz.
Por que fazer isso? Porque a configuração feita para uma distribuição anterior pode bugar a distribuição seguinte. Por exemplo, vamos dizer que você sempre usa o KDE Plasma e você está mudando do Kubuntu 18.04 para o Manjaro KDE; é importante que você delete a pasta ~/.kde para que as configurações do Plasma do Kubuntu 18.04 não baguncem com o Plasma do Manjaro. Falei do KDE Plasma, mas isso pode valer para qualquer software.
Não há nenhuma necessidade de criar um usuário com nome diferente.
Fui fazer a insta cão do Pop Os e agora n consigo bootar nem pelo Windows, partição na qual eu nem mexi. Existe alguma saída ou só começar tudo do 0 de novo? (inclusive o Windows)
Desculpa, mas se for para fazer isso e se ele já fez o backup dos arquivos, basta formatar o disco todo e reparticioná-lo. Não faz o menor sentido essa sugestão.