Dúvidas sobre Pop!_OS com outra interface gráfica

Bom dia a todos!

Recentemente, decidir deixar o distro hop de laddo e decidi focar em uma distro com a qual me dei muito bem, mudando o display environment.
Atualmente, estou usanddo POP OS 20.04, pois prefiro LTS. Após a instalação, instalei o Kde-standard e tenho usado desde então. Tentei o KDE neon, mas aquele pkcon update e a falta de compatibilidade com drivers da nvidia realmente me perturbaram com o Neon (tenho um notebook com uma placa híbrida). Enfim.

Algumas dúvidas surgiram desde então. Por exemplo:
O display manager instalado, ainda é o GDM, pois não consigo usar o display manager do KDE, ele simplesmente não vai e gostaria de saber se há uma forma de configurar o SDDM e não usar mais o GDM.
A outra dúvida é meio tola, mas, mesmo assim, fico intrigado pois não sei qual o nível de integração. Noto que sempre que recebo alerta de notificações, o mesmo é emitido pelo Discover. Quando entro na pop shop, as atualizações são diferentes.
Comecei a sempre rodar um sudo apt update && sudo apt upgrade, pois me parece que no terminal é meio que “sem erro”.
Qual programa de aplicativos devo usar como principal? Discover ou Pop shop? (algo relacionado a isso é que arquivos .deb dão erro ao serem instalados pelo Discover, então acabo sempre instalando pelo terminal, também, pois para não haver erros, preciso usar o eddy.

Por fim, implica em alguma coisa se eu remover totalmente o ambiente gnome do computador, após conseguir instalar o SDM?

Agradecido desde já e peço desculpas se não consegui me explicar muito bem em algum momento.

Bom, de fato é possível instalar praticamente qualquer DE em qualquer distro. Mas na prática, ter mais de um DE instalado deixa o sistema todo bagunçado, e com muitos aplicativos redundantes.

Acho que o melhor, se você gosta do KDE Plasma e da base Ubuntu LTS, seria você usar o Kubuntu 20.04. Você pode instalar os drivers da NVIDIA facilmente nele, como em qualquer distro baseada no Ubuntu. E acho que você terá uma experiência melhor e mais polida com o KDE.

No caso de você querer ficar com o Pop OS mesmo, vou responder isso:

No terminal, digite o comando sudo dpkg-reconfigure sddm. Então selecione o display manager padrão.

Acho melhor usar a Pop Shop como padrão. Você pode tentar desinstalar a Discover. Não tenho certeza se ela é uma dependência para o Plasma no Ubuntu. Se não puder desinstalar, é só você não usá-la, e desativar as notificações de atualização da Discover.

Provavelmente se você tentar desinstalar o GNOME, vai puxar muita coisa do Pop OS junto, que tem o GNOME como dependência e vai acabar quebrando o sistema. Aí fica a minha sugestão novamente, acho que seria melhor usar o Kubuntu nesse caso.

1 curtida