Dúvidas sobre o Zorin OS Lite (Iniciante)

Bom, como nunca havia utilizado um Linux em toda a minha vida e, o máximo que tinha visto sobre, foi no canal do Dio.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Se os drivers da intel já estão inclusos no kernel, não vou precisar fazer mais nada? Eles são atualizados automaticamente para a versão mais recente e estável quando instalo o OS conectado a internet?

2 - Pelo que andei vendo ( Espero não ter me confundido ), o Zorin já instala o Vulkan que é o DirectX do Linux, nesse caso ele já está pronto para rodar jogos pelo Lutris?

3 - Ainda sobre os drivers, como eu atualizado ou sei que precisam ser atualizados?
Se os drivers da intel já estão inclusos no kernel, não vou precisar fazer mais nada? ou isso também vale para todos os outros?

Quem puder responder essas dúvidas agradeço!

1 curtida

Boas vindas ao fórum!

Sim, os drivers da Intel já são inclusos no Kernel e são atualizados de forma automatica;

Se não me engano sim, já vem incluso como Vulkan, pois fazem parte do pacote Mesa. Não é bem assim que funciona “já estar pronto para rodar jogos pelo Lutris”, mas já é um caminho. Recomendo assistir o vídeo a seguir para mais detalhe: https://www.youtube.com/watch?time_continue=239&v=PXqNbHp5pBg&feature=emb_logo

Para atualizar os pacotes do Mesa, que são os mais importântes para quem usará uma GPU Intel ou uma Radeon, existe um PPA que os deixam no mais atual, mas não recomendo, pois PPA’s podem quebrar o sistema. Existem duas formas de você checar a versão do pacote Mesa:
A primeira é através do comando a seguir: glxinfo | grep "OpenGL version"

A segunda é usando o programa inxi (sudo apt install inxi) e rodar o seguinte comando: inxi -G

Vida longa e próspera :lizard: :vulcan_salute:

4 curtidas

Muito obrigado por ter esclarecido minhas dúvidas.

Vou da uma olhadinha nesse vídeo que me mandou, mais uma vez agradeço!

qual a fonte e qual terminal vc usa?

Terminal- Konsole
Fonte- É a que vem padrão no Plasma do openSUSE. Não sei lhe informar com mais detalhes pois meu PC deu pau hoje e tive de deixar no técnico.

1 curtida

legal para caramba, gostei mto

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.