Dúvidas sobre o mundo do MacOS

eu estava vendo esses dias sobre o MacOS, e fiquei muito curioso pra entrar mais nesse mundo e conhecer mais sobre ele. poderiam me dar algumas explicações e etc sobre? como por exemplo, como personalizamos o macos e etc
obs: evitem respostas sobre histórias e etc, meu espírito nerd vai me forçar a navegar o wikipedia da apple rs

Não personalizamos, é daquele jeito que vem com o tema escuro e claro. (Dos 3: Windows, Linux e MacOS, o mac é de personalização quase zero)
Para instalar programas é só fazer o download do .app e arrastar o arquivo para a pasta chamada applications se não me engano ou baixar da appstore.
Pra quem usa Gnome e nunca usou o MacOS vai sentir uma certa familiaridade.

A única coisa ruim é que o S.O acompanha o hardware, então com o passar do tempo vc não consegue mais atualizar p/ o sistema mais atual.

Do tempo que eu usei, 2015 a 2020, nunca me deixou na mão.

1 curtida

Sistema bom, mas é um bonitinho ordinário.
Usei durante 3 anos.
Personalização?
Se esse é o seu foco, sugiro ficar no Linux.
Mac OS, vc só muda o wallpaper.

Macos é um sistema unix, que no terminal se comporta bem similar ao BSD e ao proprio Linux, pode instalar diferentes shells, diferentes gerenciadores de pacote, mas quando a história vira modificar o ambiente de trabalho é mais limitado

No tocante ao “conteúdo por baixo do capô”, é bastante similar a um sistema Unix qualquer. Você pode escolher o seu Shell (fish, zsh (padrão), bash, etc) e fazer todo tipo de personalização que um Shell permite. No geral, é bastante similar, existe inclusive gestor de pacotes como Homebrew.

Num exemplo simples, eu gerencio a versão de 99% do que uso no meu trabalho via Homebrew + asdf, inclusive coisas que vejo muita gente no Linux baixar na unha, como o Android SDK e Android Studio, além de coisas que muita gente costuma achar que não seria possível, como o XCode.

Já no tocante a interface gráfica, realmente não tem como mudar drasticamente o tema do sistema. É possível mudar ícones, cores gerais, temática escura e tal, mas meio que é apenas isso mesmo. Você até consegue algumas mudanças mais perceptíveis via mecanismos de acessibilidade, mas é isso.

Quanto ao comportamento do sistema, existe bastante flexibilidade, especialmente com apps de terceiros você pode fazer de tudo com gestos do touch pad, atalhos, comportamento de menus, dock, janelas, lançador de apps, etc… Você inclusive pode usar tiling window managers no Mac.

Quando eu migrei para Mac, imaginava que o sistema iria ser totalmente engessado, mas chegou um momento em que eu me toquei que eu podia mudar bastante o sistema, especialmente no tocante ao comportamento, a ponto de outros usuários de Mac não conseguirem usar o meu notebook por eu fazer mudanças pesadas em gestos atalhos e comportamentos do workspace.

valeu gente, eu só queria saber mesmo pra conhecer mais sobre a experiencia. vi que alguns apps de linux rodam tambem no macos, e sao ate que bem semelhantes algumas funções entre ambos os sistemas, por isso fiquei curioso

ontem fiquei fora desse forum, mas ja voltei e li tudo e vou responder tudo o que eu fiz, valeu :smiley:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.