Bom dia, estou fazendo uns teste no LMDE 4 (linux mint debian edition)
achei ele bem fluido e estou curtindo porem tenho umas duvidas
O LMDE é baseado no debian estável (debian 10 neste caso)
gostaria de saber se alguém já tentou mudar para o testing, alguém sabe se pode ocorrer problemas de compatibilidade com o repositório do linux mint q esta fixado no LMDE debbie?
Lembrando que o LMDE possui um repositório do linux mint debbie e os repositórios oficiais do buster, a idea era somente alterar do buster para testing visto q nao existe um testing do lmde e vou ter q manter o repositório debbie.
A intenção é manter o sistema mais atualizado do que os pacotes do debian estável.
Obrigado.
Sim, podem ocorrer problemas.
Inúmeros pacotes dependem de outros, em determinadas versões.
Você pode acabar tendo dependências em conflito.
É possível que alguns colegas, com mais conhecimentos, experiência e tempo disponível, consigam fazer isso, e administrar os eventuais problemas ─ num esforço cada vez mais complicado. ─ Aí, depende de cada um, decidir se quer investir nesse “experimentalismo”, ou se prefere um sistema que funcione bem sem exigir atenção constante para ficar consertando coisas o tempo todo.
Não sei o quanto de personalização do Mint tem no Debian. Me parece (achismo!) que é mais personalização do cinnamon e alguns pacotes específicos.
Geralmente o maior problema é quando alguém quer colocar um programa de versão maior em um sistema com versão menor. Isso vai estourar um monte de dependências. Mas se for o contrário, igual o que vc quer fazer, não é tão problemático (embora ainda problemático). O que pode acontecer é de alguns pacotes mudarem de nome ou serem extintos no debian Testing e os pacotes do repositório do Mint não achá-los.
Se vc estiver com muita vontade de ver se funciona, pode criar uma máquina virtual e tentar a sorte. Mas mesmo que funcione hoje, amanhã pode acontecer de entrar e sair novos pacotes do testing e quebrar (na verdade manter pacotes não atualizados) sua instalação.
O LMDE era baseado no debian Testing algumas versões atrás, mas o Mint mudou pro stable pra não ter que ficar resolvendo esse monte de problemas diários. Uma vez que eles personalizam a instalação no stable, só vão precisar mexer na próxima atualização de versão.
Outro ponto é que o Ubuntu tem pacotes atualizados com mais frequencia, então faz mais sentido vc passar do LMDE para o Mint. Bem menos dor de cabeça, pois vai manter o mesmo jeitão de Mint com os pacotes um pouco mais recentes.
1 curtida
eu ate testei em uma vm, ele fez update de boa, porem ate um certo ponto, ficou mais de 200 pacotes não atualizáveis por causa de dependências em versão diferente, queria descobrir se alguém ja tentou isso e se sabe como fazer funcionar kkkk
Hj eu uso o ubuntu, a questão do lmde é que eu queria pular p debian, seila, fiz vários testes e sempre achei ele bem mais fluido, inclusive o lmde é mais fluido que o mint padrão.
Tentei usar o debian (debian de verdade kk) com o repo no testing e fui de boa, funcionou, porem não consigo usar os driver nvidia nem a pau, so com o noveau que vai e perde mto desempenho da placa. O Lmde ja tem umas facilidades com os drivers, se eu conseguisse resolver os driver nvidia no debian eu nem pensava no lmde kkkk