Dúvidas sobre migrar para o Manjaro

Então, hesitei em colocar a tag iniciantes porque há dúvidas aqui que não são exatamente de iniciante, mas - por assim dizer - de inexperiente em Linux. São 3:

1. Eu já tenho dual boot com Windows. Aí instalaria o Manjaro sobre a partição raiz (atualmente ocupada pelo Ubuntu 20.04); como fica o Grub? O Manjaro se encarrega de colocar na raiz ou devo mandá-lo gravar na partição EFI? Aparentemente o boot é conduzido pela partição /boot/efi, como estão nos prints:

Em algum lugar eu li que é recomendado gravar o Grub (ou bootloader, agora não lembro) na raiz e não numa partição efi.
    Em suma, como eu devo montar as partições boot e raiz? (tendo em conta que /home vai separada, assim como no Windows, que tem uma D:)
  2. Eu tenho uma série de programas instalados atualmente no Ubuntu. Os Appimages, evidentemente, não irei perdê-los. Os pacotes .deb, também evidentemente, tornam-se inúteis. Mas Flatpaks e Snaps? Eles ficam na /home? Ao reinstalar, eles permanecem?
  3. Como se pode ver no meu terminal, eu tenho uma certa tendência a acumular - no caso, programas…
    Existe alguma forma de automatizar/resgatar o que tenho instalado? Algo como gerar uma lista automática do que o sistema tem instalado em pacotes .deb, flatpaks, snaps e por aí vai? Ou terei que fazer uma lista no papel pra depois ir reinstalando à medida em que queira ou precise?

Espero ter me feito entender… e agradeço a ajuda!

Ao instalar o Ubuntu, você não instalou o “Bootloader” na partição EFI?

Eu sempre mando gravar o “Bootloader” na partição EFI. Atualmente já tenho 9 distros Linux em dualboot, e tudo tem funcionado bem:

$ ls -1 /boot/efi/
EFI
System
mach_kernel

$ ls -1 /boot/efi/EFI/
Debian
arch_grub
boot
fedora
mageia
neon
opensuse
pclinuxos
ubuntu

1 curtida

Olha, eu não me lembro, mas acho que sim. Se não me engano, quel fez foi o instalador, apenas coloquei lado a lado. Assim que instalei, entrei no Discos e defini outra partição como /home por um tutorial que li. No entanto, minha dúvida é se, ao instalar outro sistema por cima da partição raiz da anterior, devo mesmo instalar o bootloader na /boot/EFI? E a entrada anterior do Ubuntu? O quw fazer com ela? Tem risco do Windows sumir do Grub?

1 curtida

Se for instalar o Manjaro, não instale o grub dentro da partição do Windows. Crie uma partição a parte em fat32, com 512 MB de espaço para partição /boot/efi com flags esp e boot

1 curtida

Essa partição já existe, tem 512 MB e lá em cima tem o que ela contém (no caso, 3 pastas, Boot, Microsoft e ubuntu). Aí, no instalador, no esquema manual, o que exatamente fazer? (Estou instalando o Gnome Boxes aqui pra rodar o Manjaro em VM e aí consigo mostrar direito o que quero)

Depois que instalar o Manjaro, vai ter 4 pastas: ─ Boot, Microsoft, Ubuntu e Manjaro.

Aí, você entra no UEFI Bios Setup e coloca “Manjaro” no topo das prioridades de boot, e depois disso você vai entrar sempre no Grub gerado pelo Manjaro…

Abri uma VM do Manjaro e fiz uns prints da tela do instalador, só pra se ter uma ideia:

A partição EFI na máquina real eu não mexeria, imagino. Mas onde instalar o Grub? Na partição /boot ou em /dev/sda7 (que será a raiz do Manjaro)?
Mais uma coisa: no particionamento manual, acho que ele me dá a opção de eleger onde colocar a /home (tem uma caixa para marcar se quero usar a /home como home do novo sistema). Devo marcar isso? (Mais tarde vou carregar o sistema pelo USB, entrar no fórum pelo live e printo pra vcs verem…)

Pois bem, estou rodando o Manjaro no Live USB, segue tela do gerenciador de partições do Calamares:

Se eu peço para substituir uma partição, ele me pergunta se quero reutilizar minha antiga /home como a nova /home do Manjaro (aí me parece tudo OK)

Nesse caso, onde será salvo o Grub? Na /sda4 (que é a /boot/efi)?
Selecionando o particionamento manual, ao escolher a partição EFI, se eu pedir para editar, vem isso aqui:

Aí o que colocar no ponto de montagem e nos marcadores?
Em /sda7 (onde está meu Ubuntu atualmente), o correto seria isto (formatando, imagino)?

E em /sda6, marcaria como /home (sem formatar, óbvio)?

Acho que agora consegui colocar todas as minhas dúvidas sobre a pergunta 1…

As minhas partições aparecem assim:

vix, eu acho que vc não tem os conhecimentos necessários para fazer isso… e o particionamento tá uma loucura… rssss
se eu fosse vc, removeria essas partições do windows para começar, e instalaria os meus sistemas do zero, depois que tu conseguir mesmo, dai restaura seus arquivos pessoais… quando vc chegar nesse estágio, provavelmente vai ter conseguido criar uma partição home que irá ser compartilhada pelas raízes das distros instaladas…

dica: os instaladores dessas distros que tu citou, já fazem todo esse procedimento para vc, basta vc entender melhor alguns passos… faça backup e manda ver!

Aqui tem dois problemas:

1. Estou sem HD externo com espaço pra fazer backup. Esse esquema doido aí eu que fiz, instalando partições separadas para 2 OS, foi na unha, sem saber muito o que fazer. Tanto que como na hora de instalar o Ubuntu eu não sabia bem como fazer o particionamento manual, fiz no esquema lado-a-lado, deixei uma partição sem mexer e depois do Linux instalado que defini a outra partição como /home. Acho que agora consigo fazer sem medo, e tentarei fazer backup de tudo.
  2. Preferia não ter de reinstalar o Windows, não pelo sistema em si, mas pelos programas da Adobe, que dão bastante trabalho para instalar.
    Ah, sim: a ideia não é ter um triplo boot (acho que pode ter parecido isso), compartilhando a /home, mas sim substituir o Ubuntu (que anda me dando dor de cabeça com algumas coisas) pelo Manjaro (que rodou muitíssimo bem no live e espero que rode bem instalado também)
1 curtida

essa complexidade de particionamento no seu hd é devido ao windows, e devido ao fato que vc ainda precisa dele… é muito mais fácil na vida abandonar o windows,
instalar do zero é muito mais fácil, o problema são esses partionamentos que já vem de fábrica do windows e na verdade isso dá muito problema…
eu recomendo vc fazer backup e ir tentando mesmo. mas faça backup.

1 curtida

Fora de cogitação abandonar o Windows, preciso dos programas Adobe diariamente. E neste momento, não tenho como reinstalar o Windows pelo mesmo motivo. O que vou fazer mesmo é backup do que tenho na /home e seguir essa opção do substituir a partição, me parece o mais adequado, colocando a opção de reaproveitar a home.
Quanto às demais perguntas?
2. Perderei meus flapaks e snaps, certo?
3. Vou ter que anotar o que reinstalar do jeito “antigo”, fazendo uma lista?

nao rodrigito
eu uso o pacman nao sei no seu sistema citado
mas todo gerenciador de pacotes sabe fazer uma lista de pacotes instalados
mas vc tem que saber pedir da forma correta…
seria importante vc se dedicar a fazer backups primeiro

reinstalar o windows 10 é mole
eu fiz isso umas 5000 mil vezes
o meu dell que comprei, já com a chave de ativação gravada na placa
então ele nem reclama quando eu reinstalo
e nem precisa de chave de windows 10, mas precisa de uns meses de paciência

se vc tiver comprado realmente os pacotes da ADOBE, ou vc é um cracudo… rsssss
richard stallman aprovaria… mais livre quem pode raquear a adobe do que pagar por ela…

1 curtida

Vou dar uma olhada no Synaptic pra ver se ele me gera uma lista, e vou apelar para prints da lista de apps. E tem os clássicos flatpak list e snap list. As extensões do Gnome acho que sincronizam por conta…
Quanto a reinstalar, sim, sou amigo do Stallmann… só que no meio da semana de trabalho fica impossível. Só quando entrar em férias, o que sendo um freelancer, será num futuro distante e indeterminado… hehehehehe

Sim, a partição de sistema (/) deve ser formatada, para eliminar o Ubuntu que você usava antes.

Você pode reaproveitar a pasta do usuário, se criar outro usuário com o mesmo nome ─ o ID curto, ou nick-name. ─ Eu optaria por formatar, ─ a menos que você tenha coisas importantes para preservar, por exemplo, Wine + aplicativos no Wine.

Examine o seletor de “ponto de montagem”, pois /boot/efi ou /boot/EFI deve estar entre as opções oferecidas. ─ De qualquer modo, ele fará isso.

Vários instaladores ainda não tiveram sua interface e diálogos totalmente adaptados, e deixam dúvidas. ─ Mas em geral eles instalam na partição EFI já existente, sem afetar o que já existe lá (você vai ter lá mais uma pasta, do Manjaro); e se encarregam de definir o ponto de montagem corretamente. ─ Neste diálogo, apenas preste muita atenção para não marcar para formatar.

1 curtida

Queria agradecer pela ajuda de todos aqui. Ontem de noite instalei o Manjaro, substituindo uma partição por outra e reaproveitando a /home. Deu tudo certinho, a instalação foi bem rápida, demorou mais mesmo foi em atualizar e instalar o que queria. Ah, tive que criar um Swapfile, ele não instalou sozinho, mas foi de boas… Acabei fazendo uma lista do que tinha instalado… o PAMAC é mt bom!
Um dos meus primeiros posts aqui no Fórum foi justamente sobre erros que o Mint e o Ubuntu apresentavam de ata5=comerr32 (acho que é isso!). No Manjaro? NADA DE ERROS!!
Tempo de boot até a tela de login (num I3, 2 núcleos e 4 threads, 8 GB RAM DDR3 1333 Mhz e HD SATA 5400 RPM) - 130 segundos!
Acho que fiz uma coisa certa dessa vez… hehehehehe

2 curtidas