Olá pessoal,
Eu dificilmente uso pacotes flatpak ou snap, geralmente tudo que preciso eu consigo achar diretamente dos repositórios do próprio ubuntu, mas tive problemas com o Java JDK pra usar no programa BlueJ (que é um compilador bem basico pra quem tá aprendendo Java).
Então eu pensei: Ok, esses pacotes flatpak/snap vem com containers então teoricamente se eu baixar de lá ele vai vim funcionando independente da versão do Java SDK do meu PC
E acho que estava certo mesmo, eu fui no flathub (BlueJ | Flathub) e lá baixei o BlueJ seguindo as isntruções do site, ele instalou e tá funcionando 100% aqui.
Mas ficou uma questão, assim que baixei o BlueJ ele não só baixou o programa como 7 outros pacotes bem grandes e que nada tem a ver com o que eu queria, totalizando 1.9Gb

Usando o “flatpak list” vejam quanta coisa veio além do BlueJ:
Olha o tamanho dessa brincadeira:
Isso esta certo? Vieram coisas relacionadas ao drive da minha placa Nvidia, coisas do gnome, coisas do processador, enfim… um programa de poucos mais de 100mb precisa mesmo de quase 2Gb pra ser usando via flatpak?
Esses outros pacotes são as dependências do BlueJ.
O Flatpak não utiliza as libs instaladas no sistema, então é necessário instalá-las para que as coisas funcionem. Então foram instalados os pacotes dos drivers de vídeo e OpenGL (default, nvidia-440, Intel), o codec openh264 (provavelmente o programa tem algum recursos que reproduz vídeos ou áudio), o tema do Ubuntu (Yaru) e as libs do Gnome. Esses pacotes são exigidos por praticamente todos os pacotes Flatpak e são instalados apenas uma vez. Ou seja, se você instalar mais pacotes Flatpaks, não será necessário instalá-los novamente. Então esse espaço ocupado não é tão grande assim.
3 curtidas
humm… agora acho que entendi !
Então pra mim não é muito jogo usar flatpaks pq eu vou usar no máximo uma ferramenta ou outra e por conta disso vou ter que baixar todas as dependências. Se todos os meus pacotes, ou a maioria, fossem flatpaks daí sim seria uma vantagem.
creio que mesmo se usasse 10GB ainda seria vantagem, só por não poluir teu sistema com lib’s e sdk’s de terceiros…penso que preservar o sistema integro é a melhor prática para mantê-lo estável…
1 curtida
Concordo com o @fastos2016.
2 GBs normalmente não vão fazer nenhuma diferença, a não ser que seu HD seja realmente muito pequeno. Eu acho que é muito mais útil ter o programa rodando bem, do que “economizar” tão pouco espaço. Lembrando que ao instalar o programa via APT também será usado um bom tanto de espaço, então a diferença acaba sendo um pouco menor ainda.
1 curtida