Duvidas sobre desenvolvimento de software de gerenciamento

Pessoal, estou com um trabalho na faculdade onde eu tenho que desenvolver um software de gerenciamento de estoque e clientes para uma loja, a principio tem de ser web. Eu já conhecia (porém nunca programei) PHP, porém estava pesquisando e vi essa ferramenta que nunca tinha visto, o JavaServer Pages onde em alguns lugares diziam até ser melhores que o PHP.
Alguém poderia me dizer qual delas seria melhor para programar, visto que eu teria que vincular um banco de dados SQL para armazenamento de informações ?

Obrigado desde já

1 curtida

Ola @marciordj.

Eu nunca utilizei PHP, contudo se eu fosse lhe recomendar seria o PHP, isso porque vai ser mais fácil você hospedar ou mesmo servir o projeto localmente.

Claro a menos que você já tenha um conhecimento prévio de Java e servidores Apache Tomcat, Jetty ou Glassfish. Caso contrário PHP.

Já para a parte do banco de dados é mais tranquila, uma das poucas coisas que você precisa definir é se vai utilizar algum tipo de abstração (tipo o hibernate se você vem do java) ou se vai fazer a conexão e queries na unha.

O PHP se conecta com bancos de dados sem muitos problemas:

<?php
$servername = "localhost";
$username = "username";
$password = "password";

// Criando a conexão.
$conn = new mysqli($servername, $username, $password);

// Verificando a conexão.
if ($conn->connect_error) {
    die("Connection failed: " . $conn->connect_error);
}https://repl.it/@natorsc
echo "Connected successfully";
?> 

Como é um trabalho para a faculdade tente ver com seu professor os requisitos para o projeto, tipo:

  • Se ele recomenda alguma linguagem.
  • O projeto terá um back-end e um front-end específicos.
  • Pode ser utilizado algum framework para o back-end. Se o projeto for pequeno ele nem deve recomendar.
  • Pode ser utilizado algum framework para o front-end (Bootstrap, Bulma CSS, Foundation, etc). Aqui pode ser que ele queira que você crie seu proprio CSS e JavaScript.
  • Etc.

Uma dica é utilizar o https://repl.it/ para testar o PHP, Java, Node, etc. Alguns exemplos do meu perfil https://repl.it/@natorsc.

1 curtida

@natorsc
Primeiramente muito obrigado pela resposta, você me ajudou bastante. Quanto ao projeto, é um projeto de faculdade, porém, ele será usado em uma loja de roupas mesmo, por isso eu queria desenvolver um projeto simples mas funcional. Quanto a linguagem, o meu professor inicialmente ele sugeriu o JSP, porém ele deixou a cargo de cada um escolher o caminho que seguir. Meu conhecimento de java é extremamente básico, então qualquer uma das linguagens que eu escolher eu teria que me aprofundar um pouco mais.
Eu inicialmente estava em duvida, porque nunca tinha ouvido falar no JSP, já o PHP eu sempre vejo falarem que é muito utilizado e tal, e aparentemente os dois serviriam ao mesmo proposito.

Você me recomenda algum site/plataforma ou até mesmo algum livro para eu pesquisar sobre PHP ?

Muito obrigado pela resposta.

Recomendo sim.

No links dei foco ao conteúdo de PHP.

Conteúdo gratuito

Youtube:

Curso em video (Gustavo Guanabara):

Bonieky Lacerda:

Cursos online:

  • Curso em video com outros cursos incluindo o MySQL.
  • School Of Net, com cursos de PHP e alguns frameworks (além de outras técnologias).

Mentoria:


Conteúdo pago

Livros e Epubs:

Cursos online:

Assim que for localizando mais conteúdo vou adicionando.

1 curtida

@natorsc
Boa, muito obrigado mesmo !!

O “Curso Completo de PHP7” da Udemy é sensacional.
Já programei em Java Web e Desktop. Minhas considerações:

  • Aprendi ?
    Sim
  • Vou trabalhar com Java ?
    Dificilmente, pois todas as vagas de Java pedem além da linguagem uma porrada de frameworks.

É uma opinião estritamente pessoal, mas a curva de aprendizagem com PHP é muito mais acentuada comparada com outras linguagens, com pouca configuração você faz um site com CRUD e tudo mais.
Boa sorte nos estudos.

1 curtida

@marciordj

Pense que a linguagem é só mais uma ferramenta que você vai usar, por se tratar de um trabalho para a faculdade eu acredito que talvez não seja o melhor momento de você esquentar a cabeça com aquele papo de "linguagem x é melhor que y", escolha algo que você tenha alguma familiaridade e que se sinda mais confortável para resolver o problema.

O pessoal acima já deu várias dicas ótimas de conteúdo, mas dois sites que eu acho que vale a pena adicionar são Todo-Backend e TodoMVC.

A proposta dos dois é igual, a mesma aplicação é feita em várias linguagens, frameworks e plataformas diferentes, enquanto o Todo-Backend se foca nas linguagens que rodam no servidor, como PHP e Java, o TodoMVC se foca nas tecnologias front-end usadas para construir a interface web.

1 curtida

Todas as principais linguagens podem realizar o trabalho de forma profissional e com ótimos resultados, depnde mais do programador do q da linguagem.

Dito isso, para apresentar um projeto de faculdade, acredito q vc vai aprender mais com java, mas se for pra entregar algo com tempo curto, precisa de um framework, seja qual for a linguagem.

Frameworks existem muito mais do q linguagens, mas pra escrever menos código, certamente diria q o rails, de Ruby on Rails e o Laravel para php são imbatíveis em economizar seu tempo em escrever código, mas nem sempre se encaixam no seu projeto.