Comecei minha jornada no linux a pouco tempo, não tenho lá muita experiência e resolvi instalar o Manjaro KDE em meu laptop, estou esperando chegar um SSD para já reinstalar meu Manjaro lá.
A dúvida é: Tem como eu restaurar as configurações e dados do meu HD atual para colocar no meu futuro SSD? Depois de muito sofrer para configurar o KDE (inclusive formatando o sistema duas vezes por remover widgets acidentalmente e não saber coloca-los novamente, rs) , já deixei a interface minha cara, e já não tenho mais saco de refazer tudo de novo para quando eu for instalar o sistema novamente no SSD. E aí, como faz? Timeshift dá conta? O que vocês do blog me recomendariam? Grato, galera!
Comentando para ver o que sai aqui, quero em breve fazer o mesmo, com meu particionamento muito louco de W10 com C: e D: e Manjaro com /home separada!
Mas é aquilo, tendo W10, a chance de ter que formatar e aproveitar para ter um sistema mais rápido sempre é tentadora… restaurar o sistema da mesma forma que antes é pra Linux mesmo
se vc tiver coragem, tar + grub-install dá conta de boa do recado
faz uma cópia da / do manjaro com o tar, extrai no disco novo (já formatado com as mesmas partições), e usa o grub-install pra poder dar boot no sistema
sucesso!
faz o mesmo esquema de particionamento do HD velho no HD novo, e usa o xcopy e o bcdboot pra copiar o Windows, e o tar e o grub-install pro Linux
voilà
vai da um trabalho, mas funciona
na real não precisa nem de ser o tar, pode ser o cp mesmo (qualquer ferramenta de cópia que suporta manter as permissões)
Clonezilla não seria uma melhor opção? Ainda mais que não vou comprar um case, vou instalar um ssd e o caddy com o HD. Aí rodaria o Clonezilla pelo pendrive…
Cara, to meio perdido aqui (quem mandou eu ser noob no linux)…
Como usa esse tar? Como fazer o grub-install?
Tem algum problema em os discos terem tamanhos totalmente diferentes, mesmo com o mesmo esquema de partições?
poderia ser, eu não usei ele, mas pelo que vi dele ele usa o dd pra fazer um clone perfeito do HD, e fazer um clone completo de um HD pra outro não me parece uma boa ideia (se o HD que vc for passar for maior que o HD antigo? vc vai ficar sem o espaço? se for menor? arquivos vão começar a ser jogados fora?)
cara, é realmente difícil, eu vou tentar fazer um mini tutorial aqui mesmo:
···vc vai ter que fazer um pendrive bootável de uma distro qualquer
···dar boot nela
···criar uma nova tabela de partição no HD novo
···criar as partições do mesmo jeito que estavam no HD velho (e se vc tiver informado o suficiente criar da forma que vc quiser, não precisam ser necessariamente do mesmo tamanho, só pra constar)
···copiar todo o conteúdo do HD velho pro HD novo
···usar o grub-install pra “restaurar” o grub no HD novo
···modificar o arquivo fstab com as configurações das partições do HD novo
e pronto, tudo bonitinho e funcional
vou procurar um vídeo no youtube ensinando a fazer isso por enquanto
Seria muito legal mesmo um tutorial, até pq em muitos casos o SSD será menor que o HD de origem, e as pessoas acabam copiando apenas o C: do Windows e o / do Linux, deixando D: e /Home no HD (será o meu caso). Aí um guia bem detalhado, em texto ou vídeo, é uma excelente pedida!
É isso mesmo, mas tem um certo grau de dificuldade meio chato aí. Porém não conheço outra alternativa melhor nesse caso.
Quando eu tinha fogo no rabo de ficar toda hora formatando e instalando tudo eu mantinha tudo o que fazia e dava certo anotado pra poder refazer com mais facilidade depois.
Olha, concordo: O ideal seria se tivesse um tutorial disso por aí mesmo, pq ainda está meio confuso para mim…
- Como vai ser, na prática o processo de copiar e colar o HD? só seria necessário copiar a raíz do sistema (/)?
- Depois de particionar certinho, o processo todo (fora a parte de restaurar o grub e tal) se resume a somente usar o comando cp -R do terminal pra copiar os arquivos de uma unidade para a outra? em que parte do instalador é pra abrir o terminal e fazer todo o processo?
Pelo que tava vendo o clonezilla não é mal comentado, seria ótimo ver o relato de alguém que já fez uso dele aqui no fórum.
Dá uma olhada aqui:
https://www.gnu.org/software/parted/
https://wiki.archlinux.org/index.php/Parted
http://www.bosontreinamentos.com.br/linux/como-particionar-discos-com-o-utilitario-gnu-parted-no-linux/
Esse cara pode te ajudar nessa tarefa.
Dá uma olhada aqui também.
cara, dei uma lida sobre esse GNUparted, mas acho que a questão do particionamento pode ser efetivada pelo próprio utilitário de partições da minha distro, não? A minha dúvida agora é somente sobre como vai ser para copiar os arquivos direitinho e com segurança, mas acho que já deu para eu ter uma noção. Obrigado.
Com o conhecimento avançado são inúmeras opções que você pode fazer. As configurações dos aplicativos e do KDE estão todas na sua pasta de arquivos pessoais (no /home). Então essa é a parte mais importante para vc.
Como vc está começando eu recomendaria fazer o seguinte esquema a grosso modo: Instala o sistema no SSD. Depois copia todos os dados da sua conta para a nova instalação e estará conforme deixou! Tem a vantagem de, se algo der errado, simplesmente recomece pois a instalação anterior estará “intocada” (muita atenção na hora da instalação para selecionar o disco correto!!!)
Uma passo a passo mais detalhado seria assim:
- Instala o sistema no disco novo, faz do jeito que vc preferir, pode ser instalar tudo na mesma partição ou então criar uma partição específica para o /home. Mas faz toda a instalação no ssd!!!
- Durante a instalação, mantenha o mesmo nome de usuário.
- Inicie o computador na nova instalação, vai estar tudo zeradinho. Eu aproveitaria para fazer a primeira atualização e já atualizar para os pacotes mais recentes.
- Tudo jóia? Então faça a cópia de todos os arquivos pessoais da instalação anterior para a instalação atual. Mas essa cópia tem que ser especial, preservando os atributos dos arquivos. Não adianta tentar fazer pelo ambiente gráfico… Então vc tem duas opções, uma é pela instalação nova mas pelo terminal virtual (não pode estar logado na interface gráfica), que eu acho mais complicado pois terá que montar a partição antiga na mão, ou pode usar o liveCD e montar as partições antiga e nova, e na linha de comando usar os comandos:
sudo mv /lugar/do/novo/home/USUARIO /lugar/do/novo/home/USUARIO.BKP
sudo cp -aR /lugar/do/antigo/home/USUARIO/ /lugar/do/novo/home/
- Agora quando vc iniciar o novo sistema o seu usuário já estará milagrosamente com as mesmas configurações da instalação anterior.
não achei um tutorial, infelizmente (para Linux)
nem tenho um computador forte o suficiente pra aguentar máquinas virtuais e fazer o tutorial pra vcs
o máximo que consegui encontrar foram tutoriais de como clonar o Windows pra outro HD no youtube
https://www.youtube.com/results?search_query=clonar+hd+pra+ssd
e isso: