Comecei minha jornada no linux a pouco tempo, não tenho lá muita experiência e resolvi instalar o Manjaro KDE em meu laptop, estou esperando chegar um SSD para já reinstalar meu Manjaro lá.
A dúvida é: Tem como eu restaurar as configurações e dados do meu HD atual para colocar no meu futuro SSD? Depois de muito sofrer para configurar o KDE (inclusive formatando o sistema duas vezes por remover widgets acidentalmente e não saber coloca-los novamente, rs) , já deixei a interface minha cara, e já não tenho mais saco de refazer tudo de novo para quando eu for instalar o sistema novamente no SSD. E aí, como faz? Timeshift dá conta? O que vocês do blog me recomendariam? Grato, galera!
Comentando para ver o que sai aqui, quero em breve fazer o mesmo, com meu particionamento muito louco de W10 com C: e D: e Manjaro com /home separada!
Mas é aquilo, tendo W10, a chance de ter que formatar e aproveitar para ter um sistema mais rápido sempre é tentadora… restaurar o sistema da mesma forma que antes é pra Linux mesmo
se vc tiver coragem, tar + grub-install dá conta de boa do recado
faz uma cópia da / do manjaro com o tar, extrai no disco novo (já formatado com as mesmas partições), e usa o grub-install pra poder dar boot no sistema
sucesso!
faz o mesmo esquema de particionamento do HD velho no HD novo, e usa o xcopy e o bcdboot pra copiar o Windows, e o tar e o grub-install pro Linux
voilà
vai da um trabalho, mas funciona
na real não precisa nem de ser o tar, pode ser o cp mesmo (qualquer ferramenta de cópia que suporta manter as permissões)
Clonezilla não seria uma melhor opção? Ainda mais que não vou comprar um case, vou instalar um ssd e o caddy com o HD. Aí rodaria o Clonezilla pelo pendrive…
Cara, to meio perdido aqui (quem mandou eu ser noob no linux)…
Como usa esse tar? Como fazer o grub-install?
Tem algum problema em os discos terem tamanhos totalmente diferentes, mesmo com o mesmo esquema de partições?