Dúvidas sobre airflow/mobo

Bom recentemente adquiri meu primeiro pc “gaymer”, como foi usado o preço ficou legal e tals então não perdi a chance. Bom vamos as especificações:

CPU: I5-7400
GPU: RX-580 8GB (Red Devil)
MOBO: H110M-H da Gibabyte
RAM: 16GB RAM
SSD: 250GB
SSHD: 2TB
Fonte: Gamemax GM-500
Gabinete: Bluecase BG-015

Com isso ficou algumas dúvidas:

  • Em relação a fonte, infelizmente no momento não teria dinheiro para realizar uma troca, já que muitos condenam a gamemax por má construção, entretanto o teclab testou a fonte e deu sucesso, então poderia ficar com ela por algum tempo?

  • Em relação a refrigeração, como podem ver na imagem abaixo o PC carece disso, para contornar isso uso ele de tampa aberta para não esquentar tanto, mas como esse gabinete é selado na frente daria para fazer um bom airflow nele colocando mais fans? não entendo muito dessa parte.

  • Olhando essa placa mãe ela parece muito pequena para essa GPU e esse aircooler? Uma futura troca dela para uma mais “parruda” seria melhor? (não pretendo mudar para AMD agora, pouca verba)

Imagem do bendito abaixo:

Agradeço a atenção :smiley:

Pelas fotos não deu pra ver detalhe da frente, se tem entrada de ar lateral estreita.

Eu faria o seguinte:

  • Veja onde que tem filtro de pó, se não tiver na frente, vi que tem em cima (verificar espaço disponivel entre o “teto” e o cooler).
  • Coloque 2 ventiladores nesse local, soprando ar pra dentro.
  • Deixe o ventilador da traseira soprando pra fora.

Com relação ao tamanho da placa, só precisa trocar caso você queira usar placas de expansão, tipo: segunda placa de rede, segundo áudio, segunda placa de vídeo. Ou então se quiser mais memória além do limite desta, ou trocar o processador por um que não seja suportado. A meu ver, esse seu PC é funcional. Deixe o gabinete fechado e aproveite o computador como ferramenta, não como decoração.

Opa obrigado pela resposta, no teto tem filtro de ar sim e seguirei sua dica… Mas ter um local só para puxar ar para fora não seria prejudicial a temperatura?

Sobre a placa-mãe, valeu :smiley:

Com dois ventiladores insuflando e um como exaustão, cria-se uma leve pressão dentro do computador. Isso faz com que o ar “vaze” das pequenas aberturas.

Quando tem o contrário, dois tirando e um insuflando, cria-se pressão negativa dentro do gabinete. Nesse caso o ar vai entrar pelas pequenas aberturas. Como não tem filtro nessas pequenas aberturas, o ar entra com pó e vai sujando dentro do computador.

Isso não acontece quando tem pressão positiva no gabinete, pois todo ar que entra passa pelo filtro. No longo prazo seu gabinete vai ficar sem pó e melhor conservado.

A questão da temperatura é importante que fique dentro dos valores recomendados. Como a placa de vídeo é bastante potente, vai esquentar mesmo! Monitore a temperatura do SSD (importante para longa vida util), se começar a ficar acima dos 50 graus comece a se preocupar em melhorar ainda mais a refrigeração. Um primeiro passo seria colocar um cooler a agua no seu processador (com um fan 120 mm e radiador na traseira do gabinete), pois nesse caso o calor dele já seria jogado direto pra fora do em vez de ficar circulando por dentro.

2 Curtidas

Ah sim muitíssimo obrigado pelas dicas, vou seguir sim