Duvidas sobre a instalacao de .rpm fedora

tentei instalar um programa normalmente no fedora porem recebo o seguinte erro de dependencia:

sudo dnf install opencomic-0.2.1.x86_64.rpm
Última verificação de data de vencimento de metadados: 0:35:38 atrás em dom 07 nov 2021 14:09:37.
Erro:
Problema: solicitações conflitantes

• nothing provides gconf-service needed by opencomic-0.2.1-1.x86_64
  • nothing provides gconf2 needed by opencomic-0.2.1-1.x86_64
  • nothing provides libappindicator1 needed by opencomic-0.2.1-1.x86_64
  • nothing provides libnotify4 needed by opencomic-0.2.1-1.x86_64
  • nothing provides libnss3 needed by opencomic-0.2.1-1.x86_64
  • nothing provides libxtst6 needed by opencomic-0.2.1-1.x86_64
    (tente adicionar ‘–skip-broken’ para pular pacotes desinstaláveis)

tentei instalar as dependecias separadamente porem eu nao entro elas para baixar nem pelo terminal e nem pelo dpkg.org, mesmo tentando instalar o programa com apenas 2 clicks nao funciona do outro erro eu gostaria que alguem me ajuda-se a fazer o fedora a puxar as pendencias automaticamente assim como o “ubuntu” faz.

obs: ja tentei instalar outro programa porem recebo o mesmo erro de dependencia e com 2 clicks da outro erro me impedindo de instalar tambem.

obs2: procurei por algum duvida semelhante aqui no forum porem nada que podesse ne ajudar.

Esse programa que você está tentando instalar provavelmente foi construído para uma versão diferente do Fedora da que você está usando.

Tente usar o AppImage desse programa.

1 curtida

obrigado pela resposta.
mas contudo eu gostaria de saber se e possivel eu conseguir essas dependencias de alguma forma, por que com esse programa ainda e possivel utilizar outro meio de instalacao porem nem sempre e assim, sabe me dizer se e possivel?

Opa, qual versão do fedora está? onde baixou esse pacote?

O mais engraçado que grande parte dessas dependencias estão no repositorio, e o dnf costuma resolver isso automaticamente
Vc tem o RPMFusion ativado?

Se o app tem dependencias insatisfeitas é porque é antigo, é preferivel não utilizar.

desculpa a demora na resposta:

estou utilizando o fedora 35
baixei o pacote no proprio github do dev.
rpmfusion esta ativo

no caso eu seria obrigado se eu quiser utilizar a ferramenta eu teria que compilar do zero? nao daria para fazer nada mesmo o sistema avisando que esta faltando algo?

O Fedora normalmente não se dá bem com programas antigos, pelo que pude observar esse programa que você está tentando instalar é um leitor de mangás, existe um app “não ria do nome” chamado Komikku que é mais recente.
Estou levando em consideração que você utiliza o Fedora 35 com ambiente GNOME, você pode pesquisar na GNOME Software ou instalar via dnf, este pacote está nos repositórios oficiais “logo creio que não transgrida nenhuma regra do fórum postar o link do github aqui”.

sudo dnf in komikku

Espero que a resposta tenha sido útil, e sempre que possível evite utilizar programas com bibliotecas muito antigas no fedora para evitar quebrar o sistema, isso é válido para qualquer distribuição, seria mais viácel distribuir pacotes antigos como snaps, flatpaks ou appimage evitando assim os riscos de conflitos com bibliotecas mais recentes.

Fuiiiiii!!!

2 curtidas

Creio que nem seja esse o problema, isso me parece um pacote convertido com o alien, os nomes e localizações dessas bibliotecas podem diferir entre as distros, uma solução para evitar dores de cabeça seria baixar o appimage nesse caso, pois mesmo que consiga instalar no primeiro upgrade que fizer vai causar vários conflitos e impedir a transação.

1 curtida

muito obrigado amigo, de fato o nome do programa nao e muito convidativo kkk mas vou dar uma olhada nele.
agora sobre o que eu estava utilizando ele tem como instalar via snap mas prolonguei a conversa para saber se era possivel estar fazendo a instalacao para caso eu encontra-se um programa que ouve-se um meio, mas agradeco a ajuda de vcs e acabei ganhando um outro leitor vlw :smiley:

OBS: desculpa pelos erros de portugues.

Como eu disse, possível é, mas eu não recomendo.
Se você quiser assumir os riscos eu posso passar várias gambiarras para fazer isso, mas se você quer ter um sistema usável, não use gambiarras, você poderia instalar o rpm utilizando --force, --nodeps, --replacepkgs, --replacefiles tem uma infinidade de opções que você poderia utilizar (usando o rpm e não o dnf), mas isso vai quebrar seu sistema em algum momento, é possível corrigir, mas é melhor evitar.

Depois do pacote instalado bastaria pesquisar a bibliotecas que estão faltando e criar links simbólicos com os nomes das bibliotecas do debian (deduzindo que foi um pacote convertido com o alien) assim a vida seguiria de boa, até o momento que você precisar fazer um upgrade, e é nesse momento que você deve conhecer o mínimo do gerenciador de pacotes para contornar os problemas.
Eu não desejo isso nem para meu pior inimigo, vai ter conflito pacas não vale a pena o stress.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.