Bom dia, depois de muito tempo usando o Windows 10 como meu sistema operativo principal, decidi fazer um dual boot com o Manjaro, devido a falta de espaço no meu HDD neste momento, pensei em fazer uma partição de 75gb para o Manjaro, apenas para passar alguns dos meus dados mais importantes, depois tornar essa partição de 75gb em uma de 400gb para em seguida, instalar o Windows 10 nos restantes 600GB para meus jogos e aplicativos Adobe. Seria possível fazer o mesmo? Se sim, como? Aceito qualquer tipo de dicas!
Deixa ver se entendi: vc tem mais de um HD? Se sim, vai deixar um para os sistemas e outro para seus dados (D: no Windows e /home do Manjaro)? Porque 75 GB para a raiz do Manjaro dá e sobra, com 50 GB acredito ser suficiente, desde que sua home esteja separada. Eu aqui fiz uma partição raiz de 66 GB para o Manjaro e mal ocupei metade, e tenho bastante coisa instalada - os programas Linux e o próprio sistema ocupam bem menos espaço que os Windows, desde que instalados em EXT4. Caso vc escolha instalar em brtfs, aí precisará de mais espaço mesmo para a raiz, por causa dos snapshots (as cópias de segurança que o sistema faz de si mesmo, mas que podem ser configurados para não ocupar tanto espaço assim)
Opa, creio não ter sido muito claro na minha pergunta, eu tenho 1 hdd de 1tb, neste momento tenho cerca de 220gb restantes, queria então instalar o Manjaro e em breve aumentar o tamanho da partição, pelo que eu entendi só terei que aumentar o tamanho da /home certo?
Isso… com esses 220 GB, vc pode criar uma raiz de 50 GB (dá e sobra) e deixar os demais 170 GB para a home. No entanto, quanto a aumentar as partições de tamanho, é bem mais complicado por causa das “adjacências” (um jeito elegante de dizer que é complicado uma partição roubar espaço da outra, em especial por causa das partições doidas que o Windows cria). Veja meu HD de 500, ficou muito doido:
O meu “D:” do Windows é o “arquivos” - não conseguiria roubar espaço dele por causa das partições que o W10 cria (recuperação do sistema etc), mesmo a minha home estando quase contígua a ele.
O que sugiro: fazer backup de tudo e reinstalar segundo um novo particionamento:
a) 100 GB para o W10 (C:)
b) 500 GB para os dados W10 (D:)
c) aqui entram aquelas partições que o W10 cria
d) 50 GB para o / do Manjaro
e) o que sobrar para a /home
Ao menos assim vc consegue mover coisas de uma partição para outra e não se preocupa mais com falta de espaço em cada partição de dados/backup
Só tome cuidado na hora de fazer o particionamento manual na instalação do Manjaro para não deletar sem querer a partição EFI do Windows. Um jeito meio gambiarra que fiz foi instalar raiz e home no espaço restante. Dps usei o pendrive mesmo e diminui a raiz para criar espaço para a home, e criei a partição. Dps, já no sistema instalado, “disse” ao Manjaro que essa outra partição era minha home, segundo esse tutorial aqui: https://manjariando.com.br/2018/01/02/como-separar-a-home-com-o-sistema-ja-instalado/
Aproveitando essa questão de vários HDs que você levantou @Rodrigo_Chile, me veio uma ideia a cabeça e ao mesmo tempo uma dúvida também, se seria possível coloca-la em prática, que seria:
Bom tem dois HDs, um de 750gb e outro de 500gb, no de 750gb tenho dual boot com KDE Neon (primário) e Windows 10 e o de 500gb pra dados no Windows.
O que gostaria de fazer é deixar o de 750gb apenas para Windows 10 (C:) e Dados (D:) e o de 500gb dividi-lo em 3 partições EXT4 para instalar o KDE Neon (primário), Manjaro ou Arch (uma aventura, um mundo totalmente novo para mim, que desejo explorar nas horas vagas), e por ultimo um sistema Android (ainda não decidi qual, existem várias opções…).
A dúvida é, seria criado de forma automática um GRUB com entrada pra todos esses sistemas, teria que cria-la manualmente ou não seria possível por ser mais de um HD?
Olha, aí depende de saber editar o fstab… mas imagino que deixando o Manjaro controlar o grub, instalar o os-prober e o grub-customizer, deve dar pra colocar essa penca de coisas no grub
Lembre-se apenas que o Windows é sempre a primeira partição do disco o sistema capitalista não aceita “ser o Robin sempre será o Batman”.
Por isso quando eu li percebi que vc deseja reinstalar…