Duvidas plasma sobre inicialização de apps e apps padrão

Olá, tenho duas duvidas sobre aplicativos no Plasma.
A primeira é a seguinte. Eu instalei o Foxit Reader e ele ficou como app padrão de leitura de PDF, Só que depois desinstalei e ele continua lá como primeira opção na hora de abrir PDF, já fui nas configurações de app padrão do kde só que não tem a opção app padrão para PDF, no caso queria deixar o okular como padrão, para eu não ter que ficar abrindo com o botão direito toda vez. obs: quando eu abro um pdf dá erro pois o sistema reconhece o foxit reader como padrão mas ele não está mais instalado.

A segunda é o seguinte. Eu abrir o Ktorrent e usei normalmente. Além disso baixei um driver de uma mesa digitalizadora(xp-pen), só que toda vez que ligo o pc esses dois softwares abrem sozinhos, e nas configurações eles não estão listados para iniciar junto do sistema.

Bonus: alguém poderia me dizer se tem algo parecido com o MSconfig do windows no kde para aumentar o poder do hardware na hora de iniciar para abrir o sistema mais rapido?

Ao clicar com o botão direito → Abrir com, no fundo da lista deve ter “Outro aplicativo”. Nessa tela dá para tornar a associação com o Okular definitiva:

image

A tela que você está procurando se chama “Associação de arquivos”, na verdade. Ela tem um uso mais avançado e não tão conveniente quanto usar o botão direito → Outro aplicativo e marcar a caixinha lá, no entanto.

No geral, os tutoriais que mexem com os equivalentes Linux das coisas que o MSConfig faz no Windows focam no modo texto, como o [Distro/Desktop] Otimizando o systemd - 8 passos (adic. 5 passos e removido 1) 07/09/20 (até porque é no modo texto que você vai desfazer a bagunça se algo der errado).


O KTorrent e o XP-Pen são dois software que eu não uso, então esse comportamento eu não sei explicar muito bem.

O máximo que eu posso dizer, é que há duas pastas que contém os arquivos que configuram os aplicativos de inicialização, /home/usuarios/.config/autostart (cada usuário) e /etc/xdg/autostart (todos os usuários), e talvez seja necessário verificar se há arquivos nelas.

2 curtidas

Verifique se está configurado “Restaurar a sessão anterior” no KDE System Settings. ─ Acho que esse é o padrão do Kubuntu, pois muitas distros já vêm com essa opção ativada:

Se for isso, você terá de fechar todos os aplicativos usados, antes de encerrar a sessão, senão eles abrirão automaticamente na sessão seguinte.

Se você mudar para “Iniciar com uma sessão vazia”, isso não acontecerá.

3 curtidas