Dúvidas para instalação (flatpak, snap...)

Pessoal, bom dia!!!

Uma das dificuldades que vejo na utilização do Linux é a questão de instalação de programas, porque há a opção da loja da distro (mas me deparei muito com versões antigas, pq?), baixar pelo site que até então não há nada de difícil nisso e terminal (ainda não estou muito confortável com essa opção)…mas a questão de escolhas de pacotes (snap, platpak, Deb)
O que escolher?
Qual as escolhas mais seguras?

e tb não sei se consegui expor minha dúvida corretamente, mas mesmo assim, valew pessoal!!!

Vou dizer os pontos negativos:

Snap demora um século pro app abrir.

Flatpack cada instalador tem uns 2GB de tamanho.

Deb de sites, não atualizam automático com o sistema

complemento

Exemplo: Visual Studio Code no site o .Deb tem 45Mb de tamanho

na loja do mint em flatpack tem 1.8GB e instalado vai para 4.7GB

Eu ainda prefiro baixar o Deb.

então o recomendado seria ter sempre a instalação da loja da distro?

veja o complemento.
Tudo depende da sua preferencia pessoal

eu ainda prefiro baixar versões novas de *.deb manualmente, do que usar flatpack de 2GB da loja oficial.

Muitos são adeptos do flatpack pela facilidade de atualizações automaticas.

1 curtida

entendi…achei q isso interferia em algo na usabilidade…Obrigado! :nerd_face:

Então não é exatamente versão antiga, é a versão estável distros LTS como Debian, Ubuntu, Mint, Elementary… trazem essa caracteristica, é melhor umaversão desatualizada que uma versão que dá problema

Quanto aos formatos, depende Flatpaks eu não recomendo de forma nenhuma só quando não existe alternativa mesmo, os Snaps são indicados se você quer usar um software proprietário, Debs atualizados em sistemas desatializados ou com foco em estabilidade (como o Debian) podem ter problemas para instalar porque depende de um pacote mais atual

Mas se você quer ter a última versão funcional, tem a opção AppImage que mesmo quando o sistema foca em estabilidade e não atualizações você pode ter a última versão lançada, a maioria dos programas disponíveis tem um AppImage com a última versão

realmente percebi isso no próprio Krita, foi aonde surgiu essa dúvida…até então eu foquei sempre na loja, para me sentir mais “seguro”

Particularmente eu prefiro base Arc para ter todos os softwares sempre na versão mais atual.

:sweat_smile: o que seria? rsrsrs

1 curtida

Sao as distros baseadas no arc linux, vc pode usar o proprio arc linux ou as baseadas nele por exemplo eu uso o manjaro e baixo tudo o que eu uso dos repositórios dele e do repositório da comunidade o AUR e la tem de tudo mesmo.

1 curtida

Que bacana… todos os sistemas que testei (elementary, mint, Ubuntu, xubuntu) foram satisfatórios, no dia a dia não tive nenhuma grande dificuldade, mas quis mesmo entender essas variáveis para não ficar sempre dependendo de um tutorial e repetir apenas…
Fato é que até agora todos da comunidade que encontrei me ajudaram bastante… hoje utilizo o Radix e posso dizer que tem sido uma experiência bem legal…

Mas muito obrigado pela dica! Quem sabe não venha um dia testar tb :wink:

1 curtida