Dúvidas no Ubuntu 24.04.1 LTS

Então, to há alguns dias com o Ubuntu como meu sistema principal, mas como vim do Windows, há algumas coisas que eu gostaria de saber se tem algo parecido.

1. No Windows eu usava o app Lightshot para tirar printscreens, no Ubuntu descobri o Flameshot, porém não sei como colocar o atalho para ele abrir ao pressionar a tecla de PrintScreen. Fiz isso com o app de Clipboard, usava o WIN+V no Windows, no caso eu consegui fuçar e colocar esse atalho nele, porém no Flameshot não encontrei a opção de atalho pra iniciar o software.

2. Para a faculdade eu uso o software Logisim, e como meu sistema deixo no modo escuro, o app se adapta com o modo e acaba ficando todo bugado, tem alguma forma de colocar esse software numa “blacklist” para não puxar o modo escuro do sistema?

3. No Windows eu uso CTRL+W para fazer o ponto de interrogação, já no Ubuntu só consigo fazer da forma AltGr+W, tem como colocar algum atalho para fazer pelo Ctrl?

4. Tenho costume de colocar letras maiúsculas apertando o CapsLock ao invés do Shift, o porém é que, quando eu aperto muito rápido para ativar/desativar o CapsLock para deixar apenas uma letra em maiúscula, ele acaba deixando a próxima letra em maiúsculo também, tem alguma forma de impedir que isso aconteça? Talvez aumentando a velocidade do teclado, de repetição, sei lá. No Windows eu sempre deixava a opção de repetição de tecla no mais rápido possível, pra fazer um “kkkkkkkkkk” bem rápido, por exemplo

5. Pesquisei sobre personalização no UBuntu e vi que algumas versões anteriores consegue mudar o botão que fica na parte superior esquerda, que mostra os apps abertos, nessa versão não é possível alterar? Vi o app Unite, porém aparentemente não roda nessa versão do Ubuntu.

Rapaz, para habilitar customização no gnome tem que instalar um tool que habilita as configurações avançadas do gnome(gnome-tweaks).
Gnome é o nome do conjunto de software que compoi a parte grafica que aparece na sua tela, como ícones, mouse, barra de tarefas o gnome tem aplicativos tmb. o gnome pertence a uma categoria de software chamada de Desktop Enviroment(DE).

Não sei se te falaram mais o Ubuntu é considerado um sistema operacional muito custoso de recurso(pesado), mas é mais leve que o Windows.

1 curtida

Parceiro, procure pelo site Gnome Extensions e instale o Gnome Extensions no seu PC também para poder usar as extensões do site, isso já vai te ajudar a customizar o que precisa e pode ser que encontre o que busca lá.

O Ubuntu é um ótimo sistema operacional, muito estável e rápido, e ele não fica lento com o tempo como o Windows, então do mesmo jeito que ele está hoje estará daqui 1 ano de uso, por exemplo. Quem é assim também é o macOS, quem usa sabe. Quando tu deixar ele redondinho, customizado com o que precisa, é só usar de boas.

Ele fala deste site aqui: Gnome Shell Themes - Gnome-look.org
Nele vc pode instalar vários temas prontos feito por varias pessoas.

Para ser mais familiar, este é um thema do Windows 10: LxWindows10 - Gnome-look.org

1 curtida

O Gnome tem um aplicativo chamado “gnome-screenshot” que é próprio do Gnome, ele já deve vim integrado.
Esse serve para tirar printscreen.

1 curtida