Dúvidas específicas sobre atualização do Gnome

Olá,
Eu to com o gnome-shell no desktop, na versão 3.36.9. E estava pensando em atualizar, porém queria saber se ele tem a ver com a versão do kernel, em questão de desempenho. Tipo se eu atualizar eu vou ter um desempenho pior com um kernel sendo 5.11??? O shell tem essa ligação direta com o kernel???

Outra coisa que queria saber é como faço para realizar esssa atualização do GNOME???

1 curtida

gnome-shell != distribuição
Vamos lá… Se você estiver no Ubuntu 18.04, suponho que o Gnome usado seja o 3.28. Dito isso, não é uma boa atualizar apenas a distro environment, pois os riscos de quebrar a sua instalação do Ubuntu é alta. Se sua vontade é de ter uma versão mais atualizada do Gnome, o jeito é usar o Fedora ou alguma distro rolling release, como o Manjaro ou openSUSE Tumbleweed
@Rodrigo_Chile

Lembro vagamente de ter lido em algum lugar que teria como colocar o Gnome 40 no Ubuntu 20.04, mas o risco citado existe. As soluções que o João aponta são as mais seguras - atualmente estou usando Manjaro e Reborn, ambas rodando Gnome 40, e tudo indo suave por aqui; mas saber usar o timeshift é importante, caso algo dê errado (tendo um pendrive separado do Manjaro, que vem com o Timeshift na versão live, pra poder restaurar o sistema caso o rollback na versão instalada encontre problemas)

1 curtida

Primeiro valeu pela resposta. E eu estou no Ubuntu 20.04. Nesse caso eu poderia atualizar?? Se sim, como faço isso??

Minhas configs:
Ubuntu 20.04
gnome-shell 3.36.4
kernel 5.11

Não. Pois isso quebraria a distribuição. Se quiser um Gnome mais recente no Ubuntu, você deverá usar o 21.10, mas lembro-o que se trata de uma versão não LTS.

1 curtida

Ok entendi! Mas no meu caso tava querendo fazer isso por conta do visual. Eae tenho outra pergunta se eu mudar o tema - como um dos desse site (https://terminalroot.com.br/2020/03/os-10-melhores-temas-modernos-para-seu-linux.html) - quebraria a distribuição???

Contanto que que esses temas ofereçam suporte a GTK3, não. Pode ir sem medo. Se sua ideia é personalizar sem dor de cabeça, acho o Kubuntu mais propício a seu caso. Plasma é extremamente maleável.

2 curtidas

Temas não quebram o sistema, mas se não forem adequados à sua versão do Gnome, podem ficar com erros na aparência (janelas vazias, barras que somem etc.). Um lugar bom pra achar temas é a pling.com, tem um Appimage que facilita a instalação de temas, pacotes de ícones etc.

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.