Duvidas ElementaryOS

Boa tarde, pessoas. Como estão?
Comecei o ElementaryOS no notebook em que minha irmã está usando (é meu para estudos). Porém estou com algumas duvidas.

1. Como faço para setar o GNU GRUB para 0 segundos? Para que não fique naquela tela de seleção de boot.
  2. É possível setar uma senha com 4 dígitos apenas?
  3. Ao iniciar o SO, mesmo que inicie sem senha, ao abrir um aplicativo (chrome) ele pede a senha, é possível mudar isso?
    Muito obrigado!
1 curtida

1 - digita no seu terminal:

sudo gedit /etc/default/grub

não precisa ser o gedit, vc pode usar o editor de texto que vc quiser
vai ter uma linha (uma das primeiras) escrito GRUB_TIMEOUT=“5” (talvez não esteja 5), altere pra zero.

salve e saia e depois, no terminal, digita:

sudo update-grub

####################
2 - Como colocar senha do GRUB em 5 passos

###################
3 - esse é o gnome-keyring, é um programa que o chrome usa pra poder guardar suas senhas, pra parar com a mensagem basta removê-lo

sudo apt remove gnome-keyring

2 curtidas
sudo --preserve-env --set-home io.elementary.code "/etc/default/grub"

Apague a linha que começa com GRUB_TIMEOUT e coloque lo lucar da linha:

GRUB_TIMEOUT="0"

Apenas via terminal, se você já está logado no usuário que quer alterar a senha:

sudo passwd "${USER}"

Apenas digite a senha e confirme com a mesma senha

Simplesmente deixe em branco:

Depois disso vai aparecer outra tela perguntando se você quer usar uma senha em branco, confirme e você não verá mais essa tela para o Chrome:

Isso só aparece por causa do login automático, não precisa remover o GNOME Keyring

1 curtida

Consegui apenas a 2 e a 3, e mesmo com os procedimentos não consigo diminuir o tempo do grub. Mesmo setando a 0 segundos ainda aparece como 10 na hora de ligar.

Desculpa, falha minha, é preciso atualizar o grub depois de alterar:

sudo update-grub
1 curtida

Consegui! O problema era que eu estou usando um SSD m.2 para o SO, porém no hd havia uma repartição antiga do win10, foi só formatar que isso sumiu

Claro que sim, é só na própria instalação colocar a senha de 4 dígitos. Ele vai falar “Senha curta” mas não vai te impedir. Caso já tenha instalado (seu caso), siga isto:

• Abra “Configurações do Sistema”
  • Navegue até “Contas do Usuário”
  • Clique em “Desbloquear” no canto superior direito para permitir a modificação
  • Clique em “Alterar senha”
  • Digite a senha atual no primeiro campo
  • Nos outros dois campos, escreva a sua nova senha, que pode ser de 4 dígitos como você falou (Pode ser até de um dígito, ou uma barra de espaço)
  • Reinicie a sessão (Aperte CTRL+ALT+DELETE)
  • Pronto! Se tudo deu certo, agora sua senha foi alterada para a que você colocou nos campos.
1 curtida