Duvidas a respeito do Linux Mint

Fala, pessoal! Tudo certo?

Então, estou tentado migrar do Windows para o Linux. Atualmente, utilizo a distro Mint. Mas estou com algumas dúvidas, a respeito de utilização/configuração do mesmo…

Vamos la, não sei se é relevante mas a configuração que utilizo será descrita abaixo.

i5 3330 - B75D3H - 8GB RAM - GTX 750 TI - SSD Kingston 120 + HD 500GB.

Vamos as dúvidas:

1º Consumo de Memória - No monitor, está ficando acima de 4GB, não tenho nenhuma aplicação instalada alem do navegador Brave e Chrome.

2º Num Lock - Já realizei a alteração na BIOS, mas o teclado nunca sobre com o mesmo ativo, teria alguma outra forma de ativar?

3º SSD / HD - No Windows, utilizava o SSD para o OS e o HD para arquivos e “redirecionamento” para algumas pastas, exemplo: Downloads, videos, fotos, etc. É possível realizar o mesmo no Linux? Hoje, o HD aparece la em Dispositivos, mas não consigo realizar nenhuma alteração la, mover, deletar, criar arquivos.

Por enquanto é isso, agradeço aos que puderem ajudar e peço desculpas caso esteja criando o tópico em local errado.

Obrigado!!

0 Likes

Já instalou o numlockx?

sudo apt install numlockx

depois, nas configurações, dependendo da versão do Mint. No XFCE você vai nas configurações, teclado, comportamento e seta a opção “restaurar o estado do Num Lock ao iniciar”. No Cinnamon vocẽ vai em configurações, janela de inicio do sistema e, em uma das abas que não me recordo agora, você habilita o Num Lock.
No Mint Mate eu não faço a menor ideia.

1 Like

1º Consumo de Memória - No monitor, está ficando acima de 4GB, não tenho nenhuma aplicação instalada alem do navegador Brave e Chrome.

verifique os processos que estão carregados no sistema.
Gosto de usar o LX task para isso.

sudo apt install lxtask

1 Like

É perfeitamente possível. para isso, na hora da formatação, durante a instalação, você deve configurar a partição /home para ser instalada no HD, deixando o raiz / no SSD

1 Like

1 - Quanto a memória, o fato do Monitor do Sistema estar marcando 4GB não significa que o sistema esteja consumindo tudo isso. Para entender o que estou falando dá uma olhada no vídeo:

2 Likes

Quanto a isso, dá sim.
1 - Primeiro acessa a partição que tu quer usar pra armazenar os arquivos.
2 - Botão direito do mouse, “Abrir como root
3 - Na pasta que abriu como root, botão direito do mouse>propriedades>permissões, coloca tudo em “ler e excluir arquivos”.

Agora tenta de novo, já deve dar pra manipular arquivos dentro da partição.

E é claro, tu também pode fazer o quê o @tnsampa falou.

2 Likes

Tive esse problema no Kubuntu, mesmo instalando o numlockx e alterando a Bios não resolveu. E minha bateria durava só 2h, mesmo com o tlp instalado.

Daí resolvi mudar para o Deepin e o NumLock funcionou de cara e minha bateria dura ~5h. Minha sugestão é: tenta resolver com a ajuda da comunidade, mas se estiver dando muita dor de cabeça, muda de distribuição.

0 Likes