[Duvida] Virus no Linux

Como assim ele não é intuitivo? Em que sentido?

1 curtida

Então depende em que sentido você quer dizer com intuitivo assim como o Dio falou em um vídeo as distros Linux é diferente do Windows, então requer uma outra curva de aprendizado (que até bem curta dependendo da distro) mas não significa que não seja intuitivo, pode parecer um pouco mais “complexo” (mesmo não sendo) para quem sempre usou o Windows, já que ele é diferente.

1 curtida

Não ser intuitivo?
Olha… só se for utilizar i3, openbox… Porque Cinnamon, XFCE, KDE são extremamente intuitivas para quem vem do windows.

1 curtida

Acessar sites suspeitos de ataques, é um dos meios para infestação de vírus. Outro meio é por utilizar dispositivos de armazenamento de terceiros.

1 curtida

Isso só vale pro Windows, Unix Like tem que seguir uma série de passos

1 curtida

Concordo. O openbox crú, como o Kwin do KDE, ou o Xfwm do XFCE, não são muito interativos, mas o conjunto de aplicativos (DE) os tornam. Da mesma forma o Openbox com o conjunto de aplicativos instalados deixam ele uma belezura!

1 curtida

Pois é… na minha opinião, para o Linux não ser intuitivo, para quem vem do windows, só usando uma dessas interfaces cruas.

2 curtidas

:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl: Verdade.

1 curtida

Sim, eu vim do Windows tive q reaprender tudo de novo, olha não foi fácil tem coisas que ainda ñ sei tipo flatkpack,snap e appimage, fui saber o q era Xorg e Wayland no video do dio e ja sabia o q existia. Ser intuitivo q eu citei a cima seria na aprendizagem do seu novo sistema, ñ vi nenhum manual, fui pesquisando, criando tópicos aki no forum e testando. Sobre o Windows vc acha de tudo.

Então. Para o Windows você também não tem tudo tão fácil no manual do sistema. Tem que ir nos sites da Microsoft para fazer uma pesquisa, fórums, sites de explicação, se quiser saber de uma coisa avançada também.
Nisso não tem diferença.
Nesse mesmo caminho são para as distribuições linux. A ArchWiki por exemplo é muito bem documentada. Instruções ali que servem também para várias distribuições.

Agora se você for querer remontar o Windows, escolher softwares pra substituir os padrões do dele que podem ser melhores que o oficial, e procurar instalar apps de outros sistemas no Windows - Veja, que tudo isso é usando Windows - ai fí, vai ter que estudar pra aprender mesmo “O Que é Windows”.

A diferença é que nos Linux as “camadas de montagem” são mais explicitas mesmo, e ai pode confundir um pouco quem vem do Windows e não tem a noção de que ‘um Sistema Operacional opera em camadas’.

2 curtidas

Sem contar a instalação “super intuitiva” do Windows que demora uma eternidade e te priva de fazer outras coisas enquanto está instalando, hmm 10x0 para 99% das distribuições que fornecem imagem live, permitindo que você possa responder e-mails, editar documentos e fazer muitas outras coisas ao invés de ficar ocioso aguardando uma instalação arcaica para receber um sistema pelado. :crazy_face: super intuitivo mesmo.

1 curtida

Cara você não precisa reaprender, snaps e flatpaks são como os appx que você instala na loja, os AppImage os .exe que você baixa em sites como o baixaki mas seguros

Xorg e Wayland você só precisa entender se for programar um driver de vídeo ou construir um ambiente desktop… resumindo: tu não precisa aprender nada disso

1 curtida

O meu ponto de ser intuitivo seria a facilidade de maneira geral.

Desculpe meu exagero ali em cima.

Esse sobre o Xorg e Wayland, foi uma noticia sobre que a Red Hat(não sei ela é desenvolvedora do xorg) iria para de desenvolver o Xorg devido a grande migração para o Wayland. Dai o surgiu a dúvida o q e xorg e wayland, tentei procurar no google uma explicação boa mais não achei.

Essa tal intuitividade não existe cara, nem no Windows, pegue um usuário novato e mande instalar o Windows ou mesmo configurar um Windows básico já instalado e os problemas serão os mesmos, digo isto pois o que tenho de amigos que me pedem suporte para coisas básicas não está no limite, vai do usuário e do que ele necessita, tem usuários que não sabem o que é um driver de hardware, se o Windows não detecar a placa de som, ele vai ficar sem som se não tiver curiosidade para aprender algo.
A única vantagem do Windows e vir embarcado nas máquinas e por muitass vezes versões sem recurso algum.

3 curtidas

Concordo totalmente.

Já passei por uma situação onde enviei um arquivo em .rar, e tive que reenviar descompactado pois a pessoa não conseguiu extrair, mesmo eu mandando o link do winrar para ela baixar, e tentando explicar…

Creio que os boa parte dos usuários são acomodados, não tem curiosidade em buscar como funciona o que estão usando (mesmo que de forma bem básica) e ai, quando pegam algo diferente do que estão acostumados, e precisam ir atrás para aprender usar, reclamam de mil coisas.

Por exemplo, ao pegar uma distro linux que vem sem um player de música, e tentar tocar um .mp3 e não conseguir, o usuário, ao invés de buscar entender o porquê, fica revoltado por que “o S.O. x fazia isso, por que essa ***** não faz também?”.

Some isso a nossa característica inata de resistir a mudanças, e boa parte dos “problemas” de iniciantes linux são explicados.

E, é claro que para as gigantes que faturam explorando as informações dos usuários, é melhor que eles permaneçam desinformados, então você não verá a microsoft incentivando seus usuários a aprrender como as coisas funcionam.

Obviamente, ninguém é obrigado a querer aprender algo novo, mas acho injusto ficar chingando tal coisa sem conhecimentos de causa. Afinal, se quer algo igual ao que usava anteriormente, pra que mudar?

Cada um tem seus ideais e sua realidade, e deve pesar o que mais se encaixa a suas necessidades.

2 curtidas

Na verdade não é por isso, só KDE e Gnome migraram. e poucos sisteas trazem o Wayand por padrão

1 curtida

Olha aí no Linux já não precisa disso, instalando os restritos já era

Geralmente distros assim requerem um conhecimento mais avançado pra instalar

1 curtida

MP3 já não é mais um problema, se for esta a questão.
https://blogs.gnome.org/uraeus/2016/11/10/mp3-support-now-coming-to-fedora-workstation-25/

Com a queda da patente o suporte é natural.

2 curtidas