[Duvida] Virus no Linux

Quais os meios para pegar virus no Linux?

Duvida:

Se baixar uma foto da internet e vim com virus essa foto, virus para Linux. Ela fara algum efeito no sistema?

Dei exemplo de uma foto com virus.

As formas mais comuns de ser hackeado ou ter o sistema afetado por algum código malicioso seriam:

1. Dar privilégios de administrador root a outrem;
  2. Adcionar repositórios PPAs de fonte desconhecida;
  3. Executar comandos e códigos de origem desconhecida ou suspeita;
  4. Tornar arquivos ‚Äúexecut√°veis‚ÄĚ sem ter no√ß√£o de sua a√ß√Ķes ao ‚Äúserem executados como programas‚ÄĚ.
3 Curtidas

Se for uma foto com código malicioso escrito ESPECIFICAMENTE para Linux com certeza seu computador será afetado, mas o que esse código irá causar no seu computador é impossível dizer pq depende de qual a intenção o programador tinha quando escreveu o vírus.

Linux não é imune a vírus, só existem menos vírus para Linux por ai na rede pela menor popularidade do sistema, características do usuário e acima de tudo sobre como o sistema foi feito mesmo.

6 Curtidas

Mais não preciso da privilégio root para foto? Baixo a foto e o vírus já estará rodando no PC? Pq no Windows e assim, quero saber se no Linux funciona igual. Baixo a foto e ela esta com virus, seu PC pegou vírus.

Como @doretox já disse, só se for especificado para Linux. As fotos especificadas para outros sistemas operativos, são impossíveis de causar efeito no Linux.

4 Curtidas

Então se tiver o firewall instalado barra o vírus?

Firewalls só barram comunicação para a rede(LAN e Internet), não internamente. Quem deve barrar a ação de um virus é:

Ou o antivirus.
Ou o Sistema Operacional.

Em um sistema Linux o máximo que um virus irá infectar, são os arquivos que o usuário tem permissão de Visualisação/Leitura/Escrita, ou seja somente os arquivos que estão na sua pasta de usuário, não o sistema.
Porque para ter acesso ao sistema, o virus vai ter que saber qual é a Sua senha de Administrador e ela se encontra no sistema, não na sua pasta de usuário. Com isso o virus fica contido a sua pasta de usuario.

Diferente do Windows por exemplo que você já é administrador do sistema.

• (N√£o)Fa√ßa um teste: No Windows. Tente apagar o conteudo de C: pra ver se voc√™ consegue apagar o sistema.
    Claro que consegue! O usuário que o Windows cria é de administrador!
  • Agora, no Linux. Tente pagar o conteudo da raiz. Nada! Voc√™ com seu usuario n√£o tem acesso para apagar ou editar as confa do sistema.

No linux os virus s√≥ podem se aproveitar de uma coisa: As falhas de seguran√ßa do Kernel(n√ļcleo).
Sim, todo sistema operacional tem!
Mas… A diferença é que pelo Linux ser OpenSource e ter mais gente o desenvolvendo; Encontrando uma falha, quase sempre no mesmo dia ou horas, a falha já foi corrigida.
Por isso antivirus para linux n√£o √© t√£o vi√°vel, j√° que o seu n√ļcleo vai estar mais atualizado do que o antivirus.

J√° no Windows que tem o seu n√ļcleo (kernel) fechado, s√≥ o departamento de constru√ß√£o do n√ļcleo Windows, da Microsoft, √© quem pode alterar e fazer as corre√ß√Ķes. Ent√£o como tem pouco pessoal para isso, as corre√ß√Ķes podem demorar beeeeem mais pra sair. E muitas vezes eles s√≥ liberam a tal da correc√£o quando tem mais outros softwares para atualizar.

Já fazem isso de propósito para que as empresas de antivirus possam lucrar, encima da falha do seu próprio sistema que você não tem pressa nenhuma em corrigir, pra gerar lucro para as empresas de antivirus encima de você usuário, que está sofrendo com a falha que eles mesmos demoram pra resolver para fins lucrativos $$.

Ai tem que recorrer aos antivirus, j√° que eles est√£o um pouco mais atualizados do que o n√ļcleo do sistema.

‚ÄėOs sistemas operacionais da Microsoft s√£o feitos ‚Äúpara os Neg√≥cios‚ÄĚ, N√£o √© focado em Voc√™ usu√°rio.‚Äô

Ent√£o essas s√£o as principais caracteristicas para quem est√° em um Windows e quer saber sobre virus no Linux.

Ps.: Caso seu usuario se infecte com virus, saia da sessão, crie um novo usuário, exclua a pasta do usuario infectado e faça login com o seu novo usuário. E seja feliz :slightly_smiling_face:

5 Curtidas

Dependo do que você fizer com ela, ao contrário do Windows o Linux só puxa os bytes necessário pra exibir a imagem, então se você só abrir o arquivo não vai ter problemas, mas o Linux tem uma característica especial, se você der permissão de execução e ao invés de abrir o arquivo você executar o arquivo aí o vírus tem capacidade de danificar o sistema, a vantagem é que é só assim, você não executar um arquivo .PNG ou .JPG como um programa, mas se executar pode ter problemas

2 Curtidas

Explicação top em

Curiosidade, qual seria o antivirus bom para Linux? Eu n√£o vou usar, so para gest√£o que saber mesmo.

ClamAV, com a interface clamtk

2 Curtidas

So funciona com foto ou outros arquivos também?

Obs:. Dei exemplo da foto.

Como o @Natanael.755 disse

Eu só uso o Clam AV para scannear pendrives e HDs externos que plugo em meus PCs. Não por temer contaminação de vírus no Linux, mas como uma gentileza aos usuários de windows. Para que possíveis vírus contidos nessas mídias removíveis não contaminem computadores com o SO da MS.

2 Curtidas

@tnsampa Nunca tive problemas com virus no Windows, por incre√≠vel que pare√ßa. Uso Kaspersky Free aliais √© muito bom e leve, ele vem dois coisas: 1- Proteger e scanner( quando vc quiser) e 2- Plugin com navegador que ajudar muito para bloquear paginas suspeitas. O resto das extens√Ķes s√£o bloqueadas, so com assinatura.

1 Curtida

Com todos os arquivos, o Linux só executa arquivos se você der permissão pra ele executar e mandar executar, fora Isso ele apenas lê

2 Curtidas

Eu também nunca tive problemas, mas já vi muuuuuita gente ter. Pago, todo ano, a mais de 10 anos, por várias licenças do McAfee. Atualmente estou pagando por 12 licenças anuais. Para meus computadores, os de minha esposa, os do meu filho e os de minha irrmã e os do meu afilhado. Pago porque sei que o Windows é vulnerável e precisa de um bom antivírus.
O bom do Linux √© n√£o ter essas preocupa√ß√Ķes que temos no linux.

3 Curtidas

@tnsampa Quando comecei com o Linux percebei que ele √Ī era intuitivo, acho que isso afasta as pessoas um pouco. Porque estamos na era da facilidade quando falamos que tecnologia.

Mas as distros Linux s√£o basicamente o Android reorganizado:

Você clica num botão e abre os apps
Clica num ícone e abre o navegador
Clica em outro e abre a ‚Äúplay store‚ÄĚ

Se precisa de programas fora da loja basta pesquisar no Google: ‚Äúprograma appimage‚ÄĚ e faz um procedimento similar aos apks

No que ele deveria ser mais intuitivo?

2 Curtidas

Como assim ele não é intuitivo? Em que sentido?

2 Curtidas

Ent√£o depende em que sentido voc√™ quer dizer com intuitivo assim como o Dio falou em um v√≠deo as distros Linux √© diferente do Windows, ent√£o requer uma outra curva de aprendizado (que at√© bem curta dependendo da distro) mas n√£o significa que n√£o seja intuitivo, pode parecer um pouco mais ‚Äúcomplexo‚ÄĚ (mesmo n√£o sendo) para quem sempre usou o Windows, j√° que ele √© diferente.

2 Curtidas

N√£o ser intuitivo?
Olha… só se for utilizar i3, openbox… Porque Cinnamon, XFCE, KDE são extremamente intuitivas para quem vem do windows.

1 Curtida