[DÚVIDA] Vírus no CD/DVD passa pro Computador?

Vasculhando minhas gavetas hoje encontrei a lendária pochete de CDs e DVDs onde fazíamos backups antigamente antes da era do pen drive e HD externo.

Coloquei o CD no leitor de CD no PC para copiar alguns arquivos, e o windows defender identificou um Trojan num software .exe, tentei excluir mas acusava operação incompleta. Não executei o arquivo instalador, apenas copiei imagens e videos para o PC.

Existe o risco do PC com windows 10 tem sido infectado com esse virus que está no CD? Fiz uma varredura com windows defender em modo offline e não encontrou nada, mas mesmo assim fiquei na dúvida.

Seria necessário formatar o PC?

Isso ocorreu porque a mídia está no estado de somente leitura, ou seja, ao tentar excluir o arquivo houve um acesso negado.

Provavelmente esse arquivo não estará no computador, por mais que você tentasse copiar, seria impedido pelo sistema.

Você mesmo já respondeu:


Os pontos são: um arquivo infectado que não foi executado e que provavelmente teve a sua cópia bloqueada. Pode ficar tranquilo que não há necessidade de uma ação mais drástica como uma formatação.

3 curtidas

A execução automática de conteúdo de mídia externa não é mais ativada por padrão no Windows há muito tempo, então o conteúdo do DVD não foi executado.

Ainda que ele explorasse alguma vulnerabilidade para não ser necessário sua execução para infectar, ele veio de um backup de vários anos atrás e com certeza seu antivírus já saberia identificá-lo (isso se a suposta vulnerabilidade já não foi corrigida, que é quase certo).

Qualquer chance de você ter se infectado com esse vírus jurássico no CD é praticamente zero.

2 curtidas

Mas eu copiei as imagens e videos que estavam no CD para o PC, não estava em modo leitura. eu acessei o conteúdo mesmo.

Sim o conteúdo do CD foi executado, copiei algumas pastas de imagens e vídeos.

Como eu disse, só não executei o arquivo .exe que contém o vírus, um Trojan diga-se de passagem. Estava no instalador do atube catcher, um antigo software que eu usava para fazer download de videos no youtube.

Copiou arquivo que não era o infectado.

Se o arquivo que continha o vírus não foi transmitido, copiado, executado ou realizado uma cópia para sua máquina, está totalmente seguro.

Não precisa se preocupar com isso.

1 curtida

Blz, obrigado :grinning:

1 curtida