[Dúvida] Velocidade da internet parece pior no ubuntu

Boa noite galera.

Sou novo aqui no Ubuntu. Sempre fui usuário de Windows e resolvi migrar para Ubuntu!

Vocês notaram alguma diferença na velocidade de download de programas do Windows pro Ubuntu?
Minha internet é super boa, baixo filmes que são super pesados em questão de minutos. Mas estou baixando o GIMP aqui já tem quase 1 hora. Será que é alguma configuração que tem que ser feita pra ficar a velocidade de boa?

Por onde você está baixando? Pode ser o mirror que tá muito longe

Rapaz, eu estava baixando o GIMP pelo Snap.
Baixando o Fontba.se também por link direto, só internet lenta… Já no Windows isso não acontece… kkk

as vezes e as atualizações automática que ta puxando a tua internet abra o monitor do sistema e vai em histórico de rede vê em recebidos.

vê também se o sistema ta atualizado em atualizador de programas se tiver alguma atualização aperte em instalar agora.

vá em programas e atualizações/aplicativos ubuntu/ baixar de/ outro/selecionar melhor servidor.

Sobre a instalação do GIMP via snap: provavelmente está instalando primeiro o core necessário, o runtime do GNOME e depois o programa em si, talvez seja por isso a demora e nem sempre o snap baixa o programa na velocidade máxima da sua internet (aqui é raro isso ocorrer).

Recomendo você instalar alguma extensão no GNOME (presumo que você esteja usando o Ubuntu padrão) para verificar o tráfego de internet, aí você saberá de fato se está baixando lento ou não.

Isso explica tu tá baixando um arquivo gigantesco, tenta esse:

https://github.com/aferrero2707/gimp-appimage/releases/download/continuous/GIMP_AppImage-git-2.10.9-withplugins-20181108-x86_64.AppImage

1 Curtida

Olá @alexmaximiano, eu tive problemas com a performance da rede no Ubuntu ao utilizar um adaptador wifi da TPLINK que tinha um chipset especifico (vou procurar aqui para lembrar), existem alguns chipsets específicos que geram um bug na pilha de rede do Ubuntu que realmente torna a performance da rede muito ruim.
Esse foi um dos motivos que me levaram a aposentar meu wifi de 350Mbps e voltar a usar uma placa de rede cabeada no meu computador de trabalho.

placa de wifi off board e boa também

1 Curtida

Olá pessoal,

Volto a dar meu feedback aqui. Depois que instalei o Xubuntu, não tive mais problemas com velocidade da internet.

O que será que pode ser ?

Você baixou o snap de novo?

Também acho que seja o adaptador. No meu caso o TPLINK TL-WN721N sempre funcionou bem, mas o nano da DLINK sempre era lento. Mas para surpresa minha, depois de muito tempo resolvi testá-lo novamente e está excelente. Com certeza melhorias nos novos kernels.

Testa em https://fast.com se sua internet está ok
existe o https://speedtest.net também, ele dá resultados mais detalhados

eu vi que vc notou que está com uma velocidade pra baixar aplicativos snap lentamente… esse problema de velocidade de download com snaps não é novo, eu tenho uma internet de 6 megas e snaps aqui só baixam a 1 mega, a comunidade snap diz que o problema está na fastly, que é a empresa por trás da hospedagem dos snaps. Se vc está tendo problemas pra baixar só pacotes snap esse talvez seja o problema.

Suspeito que deva ser algo relacionado a banda de acesso. Invés do sistema se conecta em Band N (ou AC, se seu hardware e roteador forem compatíveis); o Ubuntu fazia a conexão em Banda G (em uma internet de 100Mb… ficaria com 10mb, por exemplo).