Tenho o sistema operacional Ubuntu 22.04.1 LTS, e quero instalar o Sosumi para utiilzar uma maquina virtual da apple.
1º Minha dúvida é qual versão eu posso colocar da apple.
2º (Meu processador tem 6 nucleos e tenho 16gb ram se eu colocar a maquina virtual 6 nucleos e 16gb ram da problema )
3º (off) caso sosumi for ruim hackintosh seria uma boa ?
Como se trata de virtualização, é quase impossível que você aloque todos os recursos de sua máquina, até porque, o sistema operacional host (Ubuntu), precisa continuar rodando com todos os processos, no caso, o máximo que daria pra usar na VM seria 4 núcleos e 12GB sem que houvesse falta de algo para o sistema host.
Se você realmente precisa do macOS para trabalhar ou deseja ter uma boa experiência de uso (que a virtualização não irá te proporcionar, o Hackintosh é uma alternativa interessante sim. Recomendo este vídeo e este Diocast que irão te ajudar a tirar algumas dúvidas sobre o assunto.
Se eu deixar então 4 nucleos de 12gb e o restante pro mac e o restante fica pro linux fica suave ?
Sabe me informar qual versão do mac eu consigo por ?
Usa o virtualbox mesmo po, ele tem suporte a simular hardware para o MacOS.
Você vai poder colocar o tanto de RAM limite da maquina virtual, vc vai ver uma faixa vermelha escura mostrando o limite.
E o CPU você pode colocar o máximo de núcleos que tiver no seu CPU.
Mas entenda que quanto mais recurso vc disponibilizar para a virtualização do hardware significa que menos software aberto você poderá deixar no hospedeiro.
O hardware que o MacOS vai ver é um hardware falso que não existe, caso precise utilizar a VM com software que demanda muito do hardware real pode ser que o programa não funcione muito bem.
VMs em geral tem alguns limites que a não ser em use cases muito específicos não devem ser ultrapassados: metade da RAM e metade dos núcleos
Você pode burlar isso criando um ambiente especial, sugiro iniciar uma sessão Openbox limpa deixar 1 GB e dois núcleos pro sistema e o resto pra VM
Pode colocar todos os nucleos Natanael, hoje em dia quem decide qual software usara mais carga de trabalho é os próprios processadores, o software só pode definir a prioridade.
Antigamente a muitos anos, o gerenciamento dos processadores eram feito por software, mas isso tinha um problema, se o software parasse de responder todo o sistema parava junto.
Foi então que o gerenciamento dos processadores passaram a ser independente e ter autonomia do seu próprio gerenciamento passando a ser o próprio processador que decide onde é melhor usar sua carga de trabalho.
Caso o processador esteja dando gargalo ai deve-se é comprar outro mais eficiente.
Mas com a virtualização sendo feita em hardware alguns processadores já são ate velozes em VM.(VirtualBox só virtualiza hardware se o processador tiver virtualização em hardware.)
O gargalo mesmo fica por conta da RAM.
O que estou escrevendo é que é a CPU que decide o que sera processado, se o host precisar ele vai dedicar mais tempo com o host, e se o convidado precisar ele vai dedicar mais tempo para o convidado, mantendo assim o sistema fluido.
É por isso que eu não gosto de mecher com o nice.
vou testar, obrigado <3
Outra coisa que ninguém diz é que a seleção de numero de cores do CPU para ser usado pela VM é para programadores simular como o software que eles estão desenvolvendo se comporta com uma quantidade x de cores.
Por exemplo o meu CPU tem 6 core e eu quiser ver como uma aplicação se comporta com a utilização de 12 núcleos o virtualbox permite dobrar a quantidade de núcleos na maquina virtual mesmo não tendo os núcleos físicos na maquina.
isso é algo que eu nao sabia e foi bom eu saber, obrigado manito !!