Dúvida sobre vida útil do computador

Meu Linux Mint com o Cinnamon faz barulho de ventoinha quando inicia, quando ele consome 50% do processamento e durante o dia ele consome mais processamento e liga a ventoinha umas 3 vezes no dia. No XFCE isso não rola. O consumo é sempre baixo de Ram (consome uns 800 MB na minha máquina) e de CPU.

Já o Cinnamon consome quase 2gb de RAM sozinho. Não é problema porque tenho 12GB de ram (pouco mais de 11 GB para usar), mas tem esses consumos aleatórios de CPU durante o dia. Devo me preocupar com o gasto de memória e CPU do Linux Mint? Isso pode danificar minha máquina no futuro? Sei que a ram não tem problema, mas esse consumo de CPU aliado ao consumo de ram aciona a ventoinha e isso me preocupa. Devo voltar para o XFCE. Ou posso dormir tranquilo com a minha máquina rodando o Cinnamon que ela ainda vai durar bastante?

Pela minha experiência (1986-2021), nada a ver.

Ativar ventoinha e controlar a temperatura, é o que queremos. ─ Perigo, é a temperatura passar dos limites, por falta de reação.

Outras coisas que podem estragar um computador, são picos de corrente acima do aceitável, acúmulo de estática sem saída adequada pelo terra ─ e principalmente, raios (zilhões de volts) em sistemas sem proteção adequada.

Agora, se um sistema esquenta, usa recursos demais sem motivo aparente, eu tento corrigi-lo, ou troco por outro. ─ Não porque vá estragar o hardware, mas porque não é o que quero de um sistema.

1 curtida

Dê uma limpada interna e troque a pasta térmica, possivelmente o computador será exigido ao máximo com menos constância.

3 curtidas