Dúvida sobre uso de RAM

Usar o navegador na placa dedicada ajuda a usar menos ram do sistema?

Como assim usar o navegador na placa dedicada? Quiseste dizer usar a GPU para renderizar os conteúdos em seu navegador? Bom, de qualquer forma, o processo do navegador ainda será executado na memória ligada à placa, pois acredito eu ser impossível usar a memória dedicada da GPU para armazenar processos.

1 curtida

Acho que entendi sua pergunta…
Usando a placa dedicada tipo uma Nvidia ao invés de usar a integrada você pensa que ao usar a ram dedicada da placa discreta não ocupara a RAM com partilhada para a placa de vídeo integrada, é isso?

Olha, até haverá sim uma transferência para a VRAM da placa dedicada, mas acredito que pouco, muito pouco deve resultar na diferença total da alocação de RAM pelo navegador no sistema.
Cabe uma verificação, se você possui esse modo hídrido use somente no modo com a placa interna e abra algumas abas e anote quando “estabilizar” o consumo de RAM do sistema.

Depois mude para o modo totalmente placa dedicada e faça o mesmo procedimento e veja se teve algum impacto na RAM do sistema.

Agora, vendo o que o @starbdecember levantou como hipótese, alocar a RAM da placa dedicada para rodar a apĺicação diretamente lá, sim é possível, mas não na forma tradicional. Atualmente existem programas na qual você consegue montar uma partição virtual diretamente na VRAM e subir uma máquina virtual lá. Por exemplo, se você tem uma RTX com uns 16GB de VRAM, você consegue separar 8GB e montar um disco e uma Vm totalmente na RAM. Ja vi em funcionamento, mas não pessoalmente pois não tenho nada acima dos mínimos 1GB de VRAM, rs…

Tem o link?

Porque vc não esta usando swap cara?