Sou novo no fórum e novo no linux, quero mudar do windows > Linux.
Ontem já fiz toda a instalção do mint 19.2 Cinnamon.
Fiquei duas dúvidas na cabeça sobre segurança:
1- É recomendado (assim como no windows) o uso de um perfil Standard para dia a dia e deixar um admin separado? Tentei fazer isso mas os dois perfis acabaram pedindo senhas para tudo e não ficaram com as mesmas coisas, um perfil completamente diferente do outro, como se fossem independentes (o que anularia o benefício de fazer isso). Caso seja recomendado como faço para funcionar corretamente?
2- configurações de Firewall como devo deixa-la para otimizar segurança?
Não é recomendado porque essa distinção nem existe no Linux. O único perfil de ‘administrador’, capaz de atropelar os direitos de outros usuários, que existe no sistema é o root, aquele que você acessa dando senha nos prompts e no sudo. Todos os demais são equivalentes aos perfis ‘standard’ do Windows.
O firewall não é parte integrante da maioria dos Linux para principiantes (até vem embutido o Iptables, mas ele é para usuários avançados). Se quiser um voltado para novatos, tente o GUFW. No geral, manter o perfil Público e criar exceções para o navegador é o mais seguro (mas impede coisas como impressão em rede, exigindo que crie mais exceções)
Caramba, entendi. Fiquei confuso por que no mint 19.2 (que é a única distro que conheço) aparece as opções de Admin e Standard haha, mas muito melhor ser dessa forma, apenas o root.
O Firewall já veio no Mint, não entendo muito mas no startup ele mostrou a opção de configurar firewall, deixei no recomendado que era incoming: deny e outgoing: allow dessa forma está tranquilo?
Está. É um bom equilíbrio, podendo repassar, mas não receber, pacotes.
Tipo, apenas o Root de administrador, certo? Por mais que o root seja a única conta de administrador real, é bom ainda ter pelo menos um usuário comum.
Quando eu defini minha conta (user) como Standard eu simplesmente nao pude mais mudar nada por que ele começou a pedir a senha do root, tive que entra no setup inicial definir uma nova senha do root e depois com ela voltar meu perfil para administrador, dessa forma ele começou a solicitar a senha do meu perfil para realizar modificações.
Eu não entendi direito o porque mas o fato é que não dá pra ficar só com um usar standard, pois ele vai ficar sempre pedindo a senha do root. O ideal seria deixar meu user como administrador mesmo? ou crio um segundo standard para usa-lo?? o ruim é que criando um segundo ele nao traz nada, nem programas nem nada, traz um usuário completamente novo
Pensei em 3 cenários (pra tentar facilitar o que é um leigo tentando entender):
cenário 1: Uso só uma account como administrador e uso a senha dela. cenário 2: Uso apenas um Standard e fico usando a senha do root (pois apenas ele seria o admin) cenário 3 Defino um usuário administrador e um standard e uso a senha do administrador normal