Dúvida sobre Users e Groups

Olá Pessoal,

Sou novo no fórum e novo no linux, quero mudar do windows > Linux.
Ontem já fiz toda a instalção do mint 19.2 Cinnamon.

Fiquei duas dúvidas na cabeça sobre segurança:
1- É recomendado (assim como no windows) o uso de um perfil Standard para dia a dia e deixar um admin separado? Tentei fazer isso mas os dois perfis acabaram pedindo senhas para tudo e não ficaram com as mesmas coisas, um perfil completamente diferente do outro, como se fossem independentes (o que anularia o benefício de fazer isso). Caso seja recomendado como faço para funcionar corretamente?

2- configurações de Firewall como devo deixa-la para otimizar segurança?

Não é recomendado porque essa distinção nem existe no Linux. O único perfil de ‘administrador’, capaz de atropelar os direitos de outros usuários, que existe no sistema é o root, aquele que você acessa dando senha nos prompts e no sudo. Todos os demais são equivalentes aos perfis ‘standard’ do Windows.

O firewall não é parte integrante da maioria dos Linux para principiantes (até vem embutido o Iptables, mas ele é para usuários avançados). Se quiser um voltado para novatos, tente o GUFW. No geral, manter o perfil Público e criar exceções para o navegador é o mais seguro (mas impede coisas como impressão em rede, exigindo que crie mais exceções)

2 curtidas

Caramba, entendi. Fiquei confuso por que no mint 19.2 (que é a única distro que conheço) aparece as opções de Admin e Standard haha, mas muito melhor ser dessa forma, apenas o root.

O Firewall já veio no Mint, não entendo muito mas no startup ele mostrou a opção de configurar firewall, deixei no recomendado que era incoming: deny e outgoing: allow dessa forma está tranquilo?

Está. É um bom equilíbrio, podendo repassar, mas não receber, pacotes.

Tipo, apenas o Root de administrador, certo? Por mais que o root seja a única conta de administrador real, é bom ainda ter pelo menos um usuário comum.

Minha intenção é deixar apenas meu usuário lá, já que o root é o admin msm, a recomendação é que deixe ele marcado como administrador ou standard?

Valeu pela ajuda :smiley:

Essa é a minha indicação.

provavelmente o admin e o standard no mint devem ser os que podem usar sudo e os que não podem

Opa Galera, me deparei com um probleminha só xD.

Quando eu defini minha conta (user) como Standard eu simplesmente nao pude mais mudar nada por que ele começou a pedir a senha do root, tive que entra no setup inicial definir uma nova senha do root e depois com ela voltar meu perfil para administrador, dessa forma ele começou a solicitar a senha do meu perfil para realizar modificações.

Eu não entendi direito o porque mas o fato é que não dá pra ficar só com um usar standard, pois ele vai ficar sempre pedindo a senha do root. O ideal seria deixar meu user como administrador mesmo? ou crio um segundo standard para usa-lo?? o ruim é que criando um segundo ele nao traz nada, nem programas nem nada, traz um usuário completamente novo :frowning:

Pensei em 3 cenários (pra tentar facilitar o que é um leigo tentando entender):

cenário 1: Uso só uma account como administrador e uso a senha dela.
cenário 2: Uso apenas um Standard e fico usando a senha do root (pois apenas ele seria o admin)
cenário 3 Defino um usuário administrador e um standard e uso a senha do administrador normal

Qual seria o mais indicado pensando em segurança?