Sou novo no fórum e novo no linux, quero mudar do windows > Linux.
Ontem já fiz toda a instalção do mint 19.2 Cinnamon.
Fiquei duas dúvidas na cabeça sobre segurança:
1- É recomendado (assim como no windows) o uso de um perfil Standard para dia a dia e deixar um admin separado? Tentei fazer isso mas os dois perfis acabaram pedindo senhas para tudo e não ficaram com as mesmas coisas, um perfil completamente diferente do outro, como se fossem independentes (o que anularia o benefício de fazer isso). Caso seja recomendado como faço para funcionar corretamente?
2- configurações de Firewall como devo deixa-la para otimizar segurança?
Não é recomendado porque essa distinção nem existe no Linux. O único perfil de ‘administrador’, capaz de atropelar os direitos de outros usuários, que existe no sistema é o root, aquele que você acessa dando senha nos prompts e no sudo. Todos os demais são equivalentes aos perfis ‘standard’ do Windows.
O firewall não é parte integrante da maioria dos Linux para principiantes (até vem embutido o Iptables, mas ele é para usuários avançados). Se quiser um voltado para novatos, tente o GUFW. No geral, manter o perfil Público e criar exceções para o navegador é o mais seguro (mas impede coisas como impressão em rede, exigindo que crie mais exceções)
Caramba, entendi. Fiquei confuso por que no mint 19.2 (que é a única distro que conheço) aparece as opções de Admin e Standard haha, mas muito melhor ser dessa forma, apenas o root.
O Firewall já veio no Mint, não entendo muito mas no startup ele mostrou a opção de configurar firewall, deixei no recomendado que era incoming: deny e outgoing: allow dessa forma está tranquilo?
Está. É um bom equilíbrio, podendo repassar, mas não receber, pacotes.
Tipo, apenas o Root de administrador, certo? Por mais que o root seja a única conta de administrador real, é bom ainda ter pelo menos um usuário comum.